Normativa que proíbe o uso de açúcar nos alimentos para os alunos da rede municipal de Colombo é colocada em prática

Normativa que proíbe o uso de açúcar nos alimentos para os alunos da rede municipal de Colombo é colocada em prática

Normativa que proíbe o uso de açúcar
A Prefeitura Municipal de Colombo desenvolveu uma cartilha com novas receitas sem adição de açúcar para substituir as receitas do cardápio da rede municipal de ensino

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou no início da pandemia Covid-19 a Resolução nº 6/2020, que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública, o normativo aumentou a oferta de alimentos naturais e restringiu produtos processados.

Para colocar em prática a resolução, a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, desenvolveu uma cartilha com novas receitas sem adição de açúcar para substituir as receitas do cardápio da rede municipal de ensino.

O departamento destaca que uma das exigências da resolução é zero açúcar para o preparo de alimentos para os alunos da faixa etária de 0 a 3 anos. Para os maiores de 3 anos, poderão ter duas preparações doces no mês que inclui alimentos regionais, como: canjica, arroz doce e sagu.

A Secretaria da Educação tem acompanhado e orientado as unidades escolares, diariamente, através das visitas técnicas dos profissionais de Nutrição, sendo esse processo gradativo, com o objetivo de fazer a reeducação alimentar dos alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

Lembrando que a legislação é para todo o território nacional e que o seu não cumprimento pode comprometer o recurso que os Estados e municípios recebem.

O novo cardápio já está sendo desenvolvido nas instituições de ensino da rede municipal, com as substituições exigidas para o cumprimento da normativa neste ano letivo de 2023.

publicidade

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Eu acho um absurdo tremendo cortar o açúcar das escolas. Quem toma chá sem açúcar? Cangica sem açúcar? As crianças já deveriam antes do corte do açúcar, ter novo cardápio. Meus filhos , 6 e 8 anos não se alimentam na escola. E o que adianta fazer lanches , se não serão consumidos? Quantas crianças vão p escola com fome? E se comem sem açúcar, é uma judiação. É economia p investir em que?? Ou por ” cuidados” diabetes???
    Nada justifica essa mudança, sem outra opção de cardápio qual não necessite açúcar. Mandar lánche de casa não podemos pq , nem.todos podem levar. Agora obrigar ou simplismente que não comam… Pq decidiram que escolas não podem usar açúcar? E isso que duas vezes por mês pode , para maiores de 3 anos , inverdade. Pq fui na escola conversar , e está proibido uso do açúcar em alimentos que sem o mesmo, não tem como engolir , imagine as crianças .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress