No dia 28 de fevereiro, segunda-feira, Dia Mundial de Doenças Raras, a Secretaria Municipal de Educação de Colombo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência participaram do 1° Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
O evento faz parte da programação do Fevereiro Lilás, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, mês de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná, em concordância com a lei 19.426/2018.
Os profissionais da Secretaria de Educação se uniram para estudar e refletir sobre as doenças raras e ações necessárias sobre o tema.
O momento é fundamental para troca de conhecimento, a fim de que a porta que se abre reduza o preconceito e o sofrimento de crianças, jovens e adultos que durante a vida venham apresentar sinais de alerta para as doenças e síndromes raras.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Professor Alcione, este simpósio é importante para aproximar o olhar de todos às doenças e síndromes raras. “Neste Dia Mundial das Doenças Raras refletimos sobre as pessoas à nossa volta, se não há alguém que lute todos os dias para se manter bem, independente de suas dificuldades e doenças. Às vezes, tem uma raridade pertinho de você, mas o dia a dia não o fez perceber”.
As doenças e síndromes podem até ser raras, mas a informação e seus alertas não são e precisam chegar a todos.