O trabalho de fiscalização das vans escolares que prestam o serviço particular de transporte de alunos para as escolas de todo o município de Campina Grande do Sul, iniciou no dia 13, segunda-feira, e segue sendo feito pelas equipes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Campina Grande do Sul.
Notificados
A primeira etapa da operação notificou 19 veículos e os seus proprietários deverão comparecer no prazo de até 15 dias para regularização de algumas pendências junto a Prefeitura Municipal.
Segundo o Departamento de Fiscalização, a ideia é manter blitzes constantes para abordar as vans e garantir mais segurança a todos. Entre os principais pontos das notificações, está a inspeção veicular (pneu, amortecedores, luzes de freio e sinalização), uso do cinto para motorista e monitor, documentação, ano de fabricação, entre outros detalhes.
Penalidades
A partir desse prazo os veículos que se encontrarem circulando de forma irregular estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, como multa e apreensão do veículo.
Nova identificação
A partir do momento em que os veículos apresentarem a regularização junto à Prefeitura, receberão um adesivo de identificação que aponta que a van escolar estará apta para circulação no município.
Abordagens
O objetivo da operação é oferecer mais segurança no trânsito e incentivar os profissionais a manterem os veículos devidamente regulares junto as exigências do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran).
As abordagens estão sendo realizadas nas proximidades das escolas e Cmeis públicos e particulares de forma aleatória conforme coronograma das equipes de fiscalização.