Projeto leva orientação sobre alimentação saudável a gestantes atendidas nos Cras de Pinhais

Projeto leva orientação sobre alimentação saudável a gestantes atendidas nos Cras de Pinhais

alimentação saudável a gestantes
O projeto Alimentação Saudável tem o intuito de levar informações sobre como deve ser a alimentação na gestação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) a oficina Gestação com Informação, voltado às gestantes atendidas pelos serviços em cada região de Pinhais. Algumas das propostas de trabalho nestes grupos têm sido os projetos de Fotobook das Gestantes e o de Alimentação Saudável, realizado pela nutricionista da Semas, Daniela Rau Sperandio, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo Sperandio, o projeto Alimentação Saudável tem o intuito de levar informações sobre como deve ser a alimentação na gestação, conscientização a respeito de mitos e verdades sobre alimentação nesta fase tão especial na vida de uma mulher e da família como um todo, bem como sanar dúvidas das mulheres.

Ela explica que além de palestras e roda de conversas com as gestantes nos Cras, por meio de parceria com a UFPR, desde 2019, são realizadas oficinas culinárias e rodas de conversa no Centro da Juventude, onde as gestantes cadastradas nos grupos dos Cras participam da Oficina sobre Alimentação Complementar. A atividade busca orientar as mães e futuras mães a realizarem a introdução alimentar de seus filhos com segurança e de forma adequada, seguindo o preconizado no Guia Alimentar Brasileiro para Crianças Menores de 2 anos – versão atualizada em 2019, com as novas recomendações sobre alimentação complementar.

“As rodas de conversa com palestras nos Cras são sempre muito produtivas, pois surgem muitas dúvidas a respeito da alimentação na gestação, amamentação e alimentação complementar para o bebê, além das trocas de experiências entre o grupo”, comenta a nutricionista.

Em 2022, foram realizadas palestras e rodas de conversa nos Cras Norte, Sul, Leste e Oeste. No dia 6 de fevereiro deste ano foi realizada a oficina culinária de alimentação complementar com a fala da professora doutora Cláudia Choma, parceira do projeto, com apoio das estagiárias do curso de Nutrição da UFPR durante a oficina no laboratório-cozinha no campus Jardim Botânico.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress