Prefeita Rosa Maria deseja excelente mandato a todos vereadores de Pinhais

Prefeita Rosa Maria deseja excelente mandato a todos vereadores de Pinhais

Câmara Municipal de Pinhais

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ao pronunciar-se na tribuna, no último dia 7, desejou um excelente mandato a todos os vereadores

câmara de pinhais
Delegada Jéssica Andrade, prefeita Rosa Maria, delegado Hormínio de Paula e o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho, após sessão da Casa

A primeira sessão ordinária do ano de 2023, na Câmara Municipal de Pinhais, foi marcada pela presença da prefeita Rosa Maria e da nova delegada do município, Jéssica Andrade, especializada em Proteção a Mulher, ao Menor e ao Idoso.

Ao final dos trabalhos, ambas discursaram na tribuna.

Em seu discurso, a prefeita Rosa Maria enfatizou: ”Não tenho dúvidas de que Deus fará de 2023 um excelente ano para todos nós, porque as pessoas merecem que trabalhemos juntos, independente de diferenças políticas. Quem ganha é a população, com muito diálogo e respeito entre nós. Nossos servidores e secretários estão sempre à disposição para receber as pessoas, os vereadores, os munícipes, as lideranças. É isso que se espera do serviço público. A Prefeitura é uma grande empresa de prestação de serviços públicos”, pontuou a prefeita Rosa Maria.

Governos estadual e federal alinhados

A prefeita desejou um excelente mandato a deputada estadual Marli Paulino, bem como desejou que os governos Estadual e Federal trabalhem alinhados, de forma republicana para cuidar das pessoas, e dos municípios. ”É nas cidades que os cidadãos recebem os serviços públicos. Torço muito para que os governos Estadual e Federal sigam fortes primando pelo cidadão”, disse.

Nova U.S. Tebas

Quanto às obras para a nova Unidade de Saúde Tebas, a prefeita explicou que já havia esboço de projeto e que foi com muita alegria que a Prefeitura ouviu a população. ”Já vínhamos gestando esse projeto há algum tempo. Assim, tivemos a condição de já estarmos com um esboço do projeto para apresentar. Aliás, também assumimos o compromisso de ampliação da carga horária de atendimento na Unidade de Saúde Tebas”, explanou.

Centro de Referência Maria da Penha

O discurso da delegada Jéssica Andrade foi referido pela prefeita, que acrescentou sobre o Centro de Referência Maria da Penha. ”Este foi o primeiro item de nosso Plano de Governo que executamos, a criação de um espaço de acolhimento para a mulher vítima de violência doméstica abrigar-se e não precisar voltar para a mesma casa que o agressor. E vale lembrar que, também, oferecemos capacitação profissional e encaminhamento para emprego a essas mulheres”, completou a prefeita.

Rosa Maria também, ressaltou o “olhar carinhoso“ do governador Ratinho Júnior para o município. ”Hoje, tivemos um anúncio importante de obras estaduais. Obras de ligação da Avenida Iraí com a Maurício Fruet, incluindo viaduto, rotatória, para melhorar o gargalo da linha férrea. Serão R$185 milhões do Governo do Estado para essas obras. Um dinheiro que não teríamos para fazer, por isso, são importantes as parcerias, lembrando que a mobilidade urbana tem sido um dos grandes desafios das cidades”, ressaltou.

Entre os projetos de lei a serem encaminhados à Casa, destacou o referente ao Piso Nacional do Magistério.” As aulas voltaram e é com muita alegria que vemos os alunos voltando às escolas, felizes com seus kits escolares, porque compreendemos que investimento em educação é o investimento que transforma“, enfatizou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

“Apesar da minha voz doce, minha caneta é bem pesada”, afirma delegada da Mulher em Pinhais

A delegada Jéssica Andrade iniciou seu discurso enaltecendo a união entre os poderes no município, expondo sua expectativa de trabalhar com essa mesma parceria já presente entre os três poderes. ”Vamos fortalecer essa união. Coloco-me à disposição do município. Pinhais já conta com um tripé na segurança pública, somando a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Logo que cheguei, aqui, em Pinhais, em janeiro deste ano, percebi que é um município que conta com uma municipalidade onde o poder público se faz presente e atuante e isso muito me impressionou positivamente“, frisou.

Rede de apoio

A delegada, que atua na Delegacia do Município junto com o delegado Hormínio, também, revelou impressão positiva à respeito da rede de apoio existente em Pinhais para a mulher vítima de violência doméstica. ”Isso é fundamental para que a mulher não tenha de voltar para a casa com a presença do agressor. Bem como todo o apoio que o poder municipal fornece para encaminhamento ao mercado de trabalho, a fim de que a mulher possa realmente emancipar-se e sair da situação de violência doméstica“, destacou.

A delegada Jéssica ainda acrescentou que Pinhais apresenta elevados índices de violência contra mulheres, idosos e menores de idade. E lembrou que a importância do olhar feminino faz toda a diferença no atendimento às vítimas. ”Minha equipe é toda composta por mulheres, pois, percebe-se que as vítimas se sentem melhor acolhidas e compreendidas quando atendidas por mulheres“, disse.

Núcleo de Atendimento À Mulher

A delegada ainda citou o objetivo de criar um espaço único para o atendimento a mulher na Delegacia. ”O doutor Hormínio quer criar o Núcleo de Atendimento à Mulher como um espaço separado na Delegacia para que se garanta mais privacidade e conforto, inclusive com um espaço estilo Brinquedoteca para as crianças que comumente chegam junto com as mães”, revelou.

Crimes contra mulheres e menores

Há um mês em Pinhais, contou que já expediu quatro mandados de busca e apreensão contra companheiros que ameaçaram a mulher em casa com arma de fogo. ”Apesar da minha voz doce, minha caneta é bem pesada. Temos um volume grande de casos de crimes sexuais contra menores e de violência doméstica. Estou a disposição de quem precisar denunciar situações semelhantes”, completou.

Vereador Marcinho lembra que atendimento a população continuou durante recesso parlamentar

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, dá as boas-vindas aos vereadores neste início de nova legislatura, com o retorno das sessões em plenário após recesso parlamentar. ”Tivemos nossa primeira sessão ordinária do ano na última terça-feira, dia 7. Não votamos nenhum projeto nesta primeira sessão ordinária do ano porque já havíamos apreciado todos os projetos que restavam em sessão extraordinária no final de 2022. Mas, a partir da semana que vem, já teremos muito trabalho, com a chegada de novas proposições do Poder Executivo. Lembrando que no período de recesso os vereadores não pararam de trabalhar, sempre atendendo a população e visitando obras. Em janeiro, tivemos muitas demandas, a exemplo da busca de vagas nas creches e escolas, a questão das reclamações por multas de trânsito e outras. Enfim, o papel do vereador em muito se cumpre no atendimento à população, que é constante, de domingo a domingo, com ou sem recesso. Afinal, tudo chega primeiramente ao vereador, que deve estar atento às demandas da população para melhor repassá-las ao poder público municipal. Desejo a todos os vereadores um ótimo ano, de muito trabalho e conquistas para a comunidade. Diferenças políticas não devem interferir no comprometimento com a população. E que sigamos unidos em torno do mesmo objetivo, que é bem trabalhar pela cidade e seu povo. Aos servidores da Casa, também, desejo um ano de bons serviços para a comunidade. E reitero que contem, todos, comigo, tanto vereadores, como servidores, a comunidade, e a Prefeitura. Nosso gabinete está sempre a disposição da população e dos vereadores”, destacou.

Carlinhos enfatiza que Secretaria de Trânsito não foi criada para fazer caixa com multas

O vereador Carlinhos do Eliza agradeceu a prefeita Rosa Maria pelo anúncio de obras para a construção de uma nova Unidade de Saúde Tebas. ”Obrigado, prefeita, por ter levado essa excelente notícia aos moradores e lideranças do bairro durante o recesso parlamentar”, contou.

Reclamações de comerciantes

O vereador também revelou que tem recebido reclamações de comerciantes que têm seus clientes multados por estacionamento irregular. ”O povo entende que há necessidade de organizar o trânsito. Eu, mesmo, já fui multado por estacionamento irregular em frente a minha casa. A Secretaria não foi criada para arrecadar, fazer caixa, e, sim, para disciplinar o trânsito. Futuramente, creio que haverá EstaR em vias como a Camilo Di Lellis. E já está no cronograma a contratação de mais 20, 25 guardas para cuidar da segurança, não, apenas, do trânsito“, frisou.

Jane Carteira expressa satisfação com chegada da nova delegada

A vereadora Jane Carteira expressou satisfação pela vinda ao município da delegada Jéssica Andrade, que passa a atuar como delegada de Proteção à Mulher, ao Idoso e ao Menor. ”Fico feliz em saber que teremos este setor especializado na nossa Delegacia, com a delegada Jéssica trabalhando ao lado do delegado Hormínio”, afirmou.

A vereadora ainda parabenizou a prefeita Rosa Maria pelo grande trabalho nos quatro cantos da cidade, destacando a recente entrega de 3 mil kits escolares a alunos da rede municipal de ensino. ”Parabéns, prefeita. Vimos a felicidade dos alunos ao receberem os kits. Conte conosco, sempre”, parabenizou.

Tomé afirma sempre ter defendido avanço de obras em paralelo a mudanças nas regras de trânsito

Nas Explicações Pessoais, o vereador Tomé, ao tecer comentários sobre as multas de trânsito, enfatizou que sempre defendeu que as obras na cidade fossem executadas paralelamente às mudanças nas regras de trânsito. ”Desde a época em que trabalhava na Secretaria de Obras, vinha defendendo que as obras teriam de andar juntas com as mudanças nas regras de trânsito. Que deveria ser aproveitado cada metro das quadras para fazer estacionamento, guias rebaixadas para vagas a Pessoas com Deficiência (PcD). Em conversas com a prefeita, como secretário eu relatava essa sugestão. E graças a Deus minhas sugestões foram consideradas”, registrou o vereador Tomé.

Binga pede cautela na cobrança de multas por estacionamento irregular em pontos comerciais

O vereador Binga destacou, no Grande Expediente, que, muito embora faça parte da base aliada da prefeita e que deverá votar pela sua reeleição, não deixa de defender equilíbrio nas ações. ”Sempre ajudarei a trazer o equilíbrio na gestão, que, acredito, é uma forma de ajudar a prefeita. Não vou deixar de dizer quando algo não está legal. Procuro a prefeita, os secretários para relatar. Acredito muito na Rosa Maria. É uma mulher que não foge de nenhuma situação, está sempre aberta ao diálogo com todos”, considerou.

Conselho Tutelar

O parlamentar ainda reforçou, na tribuna, a necessidade de implantação de mais um Conselho Tutelar no município, devido aos altos índices de maus tratos e condutas abusivas contra menores de idade.

Nas Explicações Pessoais, Binga pediu cautela na aplicação de multas de trânsito, principalmente, quando se trata de estacionamento irregular em pontos comerciais. ”Temos um delegado bom, uma nova delegada, uma PM atuante. Porém, há estabelecimentos comerciais, a exemplo do Agricer, que não têm estacionamento. O estabelecimento vai acabar fechando se seus clientes começarem a receber multas por estacionarem de forma irregular. Só há uma guia rebaixada, o restante está estacionando em cima da calçada. Quê comércio aguenta se começar a perder clientes por causa de multas por estacionamento irregular? A função da Secretaria tem de ser mais educativa. Votei pela Secretaria, mas, peço muita cautela ao aplicar multas”, explicou o vereador Binga.

Filho classifica de “demagogia” defender que Guarda Municipal deixe de multar motoristas infratores

O vereador Filho, nas Explicações Pessoais, classificou de “demagogia” defender, na Casa, que a Guarda Municipal deixe de multar quem estaciona em local inadequado. ”Foi essa Casa de Leis que aprovou a criação da Secretaria de Trânsito. Ao pedir cautela ao aplicar multas por estacionar em locais inapropriados é uma forma de orientar os guardas para cometerem prevaricação. Um agente público que prevarica comete crime. Quando surgiu o Código Brasileiro de Trânsito, este foi criado para evitar muitos acidentes de trânsito, inclusive. Pedestres e motoristas são vítimas de acidentes de trânsito por descumprirem as leis e regras. Há pedestres que morrem atropelados no Brasil. Eu, mesmo, quase fui atropelado, dia desses. Há falta de responsabilidade tanto de pedestres como de motoristas. Estacionar nas calçadas é proibido. Já tive a oportunidade de dirigir nos Estados Unidos e verifiquei que, lá, as regras são muito rígidas. Bebidas alcoólicas, por exemplo, só podem ser carregadas no porta-malas. O Brasil conta com um alto índice de acidentes de trânsito. É preciso impor regras e leis que sejam cumpridas”, destacou Filho.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress