Nova gestão do TJPR propõe trabalho colaborativo, respeito às diferenças e combate à intolerância

Nova gestão do TJPR propõe trabalho colaborativo, respeito às diferenças e combate à intolerância

Posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do - TJPR
Solenidade de posse marcou a transição de gestões com a presença de autoridades nacionais e estaduais

No dia 3 de fevereiro, sexta-feira, foi realizada, no Tribunal Pleno, a solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para o biênio 2023/2024. A nova gestão será comanda pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Em seu discurso, o presidente recém empossado agradeceu aos familiares pelo apoio em sua trajetória e aos que estiveram presentes na sua jornada profissional. “Dez anos de judicatura nesse egrégio tribunal, em que desfrutei dessa harmoniosa convivência, amizade e confiança dos meus pares, conduziram-me a essa honrosa posição que pretenderei exercer com retidão, honradez, dedicação e muito trabalho”.

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen também ressaltou que terá como princípios uma gestão compartilhada, respeitando as diferenças, com um Poder Judiciário unido e humano e que não medirá esforços para combater intolerâncias, discriminação e todos os tipos de violência. “Uma democracia não evolui senão pela força do entendimento, do respeito, do diálogo e da diversidade, porque sem isso o indivíduo não se realiza, a família não se sustenta, a sociedade não produz, a cultura desvia”, destacou o presidente empossado.

Ex-Presidente

No discurso de despedida de sua gestão, o desembargador José Laurindo de Souza Netto relembrou os desafios durante o tempo de pandemia e destacou que o cuidado com as pessoas foi prioridade nas ações. “Tínhamos a consciência de que era necessário seguir adiante. A perda de vidas humanas nos impôs uma prioridade: o cuidado com as pessoas. Nossos esforços foram engendrados para que nossas magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores se sentissem não só protegidos no exercício de suas funções, mas também acolhidos com sentimento de pertencimento”, concluiu o magistrado.

Dentre as autoridades presentes, o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, saudou o novo presidente da Corte e ressaltou os avanços e conquistas do Judiciário paranaense nos últimos anos: “O TJPR presta diariamente um trabalho em defesa da democracia, do equilibro, dos mais vulneráveis e do interesse público”. O procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacóia, enalteceu a trajetória pessoal e profissional do novo presidente: “Exemplo de magistrado, padrão de homem público, homem de Deus, que constituiu uma linda família”.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Marilena Indira Winter, saudou os novos integrantes da cúpula administrativa do TJPR e ressaltou o trabalho colaborativo realizado no Estado do Paraná: “sinto-me honrada em participar dessa solenidade. Temos o propósito de trabalhar em sintonia com o tribunal, unidos com o espírito de Justiça que nos move”.

Desembargadores empossados

Além do presidente, tomaram posse como 1ª vice-presidente, a desembargadora Joeci Machado Camargo; como 2º vice-presidente, o desembargador Fernando Antônio Prazeres; na corregedoria- geral, o desembargador Hamilton Mussi Corrêa; no cargo de corregedor, o desembargador Roberto Antonio Massaro; e nos cargos de ouvidor-geral e ouvidor, assumiram os desembargadores Fernando Ferreira de Moraes e Ruy Alves Henriques Filho.

Também os membros eleitos do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura foram citados. São eles os desembargadores: Espedito Reis do Amaral, Rogério Etzel, Francisco Cardozo Oliveira, Roberto Portugal Bacellar, Luciano Carrasco Falavinha Souza, Jorge de Oliveira Vargas, Fabian Schweitzer, José Sebastião Fagundes Cunha, Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca e Vilma Régia Ramos de Rezende, eleitos para o Órgão Especial; e Antonio Carlos Ribeiro Martins, Rui Portugal Bacellar Filho, Paulo Cezar Bellio e Octavio Campos Fisher, para o Conselho da Magistratura.

Presenças ilustres

A mesa de honra da solenidade também foi composta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano; o ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli; o vice-presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Péricles Lima de Queiroz; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Morgana de Almeida Richa; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Jederson Suzin. A solenidade contou ainda com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Novo Presidente

Luiz Fernando Tomasi Keppen tem 61 anos e é natural de União da Vitória, na região Sul do Paraná. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais com curso de especialização preparatório para ingresso na Magistratura do Paraná e mestre em Direito das Relações Sociais.

Juiz de Direito desde 1989, Keppen é criador do Projeto de Resolução Alternativa de Conflitos do Juizado Especial de Curitiba e, em 2013, tomou posse como desembargador do TJPR. Foi presidente do Colégio de Diretores de Escolas Judiciárias Eleitorais do Brasil, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e ocupou diversos cargos em nível de direção na Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Foi coordenador dos cursos “Tendências Criminológicas Contemporâneas” e “A reforma do Código Penal”, professor de cursos de Graduação e Pós-graduação na área jurídica em diversas instituições de ensino e coautor e coordenador de três livros publicados na área do direito.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress