Depois de dois anos sem edições, em razão da pandemia de Covid-19, a tradicional Festa da Uva de Colombo voltou com tudo em sua 56ª. edição, de 2 a 5 de fevereiro de 2023. A festa aconteceu em meios às comemorações do aniversário de 133 anos de Colombo. Realizada no Parque Municipal da Uva, levou atrações para todos os gostos, garantindo a diversão das famílias, jovens e crianças. Shows musicais, muita comida boa, bebidas, parque para as crianças, e uma bela área verde de lazer reuniram um público esperado de mais de 20 mil pessoas. Entre as grandes atrações, estiveram mais de 40 shows em diversos estilos musicais, a exemplo da dupla Zé Neto & Cristiano, do grupo de samba e pagode Raça Negra, do gauchesco Baitaca, além de George Henrique & Rodrigo e Guilherme & Benuto.
Retomada no pós-pandemia
O prefeito de Colombo, Hélder Lazarotto, em entrevista exclusiva concedida ao jornal A Gazeta Região Metropolitana, disse que a retomada da tradicional festa representa um momento muito importante no pós-pandemia. “É com muita alegria que retomamos essa tradicional festividade após dois anos sem podermos realizá-la. Uma festa maravilhosa, com uma infraestrutura muito boa aqui no parque, que passou por investimentos para garantir mais conforto e melhorias não somente para abrigar a festa, mas, também, para o dia-a-dia da população que busca o parque para esporte e lazer. Assim, propicia-se uma oportunidade de se conhecer as belezas da nossa cidade, reforçando o turismo e, também, um momento de lazer e diversão para a família”, disse.
Maior programa de pavimentação da história de Colombo
O prefeito acrescentou que, mesmo em meio às dificuldades da pandemia, o município, que completa 133 anos de fundação, não deixou de avançar. “O primeiro ano da pandemia, principalmente, foi desafiador, mas, ainda assim, avançamos em obras de infraestrutura. Um exemplo tem sido a implementação do maior programa de pavimentação da história de Colombo, levando aos bairros obras aguardadas pela população. Outra obra de destaque é a construção do Hospital Geral do município, uma obra que está entre as grandes deste ano de 2023”, acrescentou.
A tradicional festa reuniu a maior colônia italiana do Paraná, artistas locais, grupos folclóricos e artesãos, bem como ofereceu exposições, parque de diversão e o melhor da gastronomia típica.
Artistas locais e nacionais
Na abertura oficial, no dia 2, quinta-feira, o show gospel com a Banda Gratidão deu início ao evento. Já na sexta-feira, dia 03, foi a vez do show nacional com Zé Neto e Cristiano. No sábado, dia 4, dois grandes shows no palco principal do evento fizeram muito sucesso: o samba do Grupo Raça Negra e o gauchesco com Baitaca.
Missa
No domingo, a tradicional missa que deu origem à Festa da Uva reuniu famílias em uma bonita celebração feita pelo Padre Cleverson Evangelista. À noite, mais duas grandes atrações: George Henrique e Rodrigo e Guilherme e Benuto.
No primeiro dia, a entrada foi gratuita. Nos demais, os ingressos dos shows variaram entre R$ 15 a R$ 120. No local, 33 boxes para a venda da uva, vinho, suco e outros produtos estiveram disponíveis.
I Fera do Agronegócio e Turismo de Colombo
Junto ao evento, ainda, foi realizada I Feira do Agronegócio e Turismo de Colombo.