Na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, durante a abertura da sessão legislativa de 2023, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (PSC), ressaltou o compromisso da atual Mesa Diretora com os debates importantes para a cidade, a transparência e a democracia participativa. “Para cumprir nosso compromisso constitucional, nós estaremos sempre abertos à população. Esta Câmara Municipal reafirma sua vocação democrática, convidando todos os cidadãos curitibanos que se façam presentes no nosso dia a dia. Que compareçam às sessões plenárias, às sessões das comissões, que visitem os gabinetes parlamentares, a Presidência, enfim, todas as nossas instâncias legislativas e administrativas”, convidou.
“Nossa Câmara Municipal está hoje, e estará sempre, com suas portas escancaradas ao povo de Curitiba, às associações, aos empresários, aos sindicatos, enfim, a todas as organizações da sociedade civil”, garantiu. “Nós temos uma função institucional estabelecida pela Constituição Federal. Nós temos a vocação democrática para traduzir politicamente os anseios da nossa população. É através deste Parlamento que as demandas populares serão veiculadas na arena do debate político e é neste Parlamento que nós daremos vazão a elas. Esta Casa não se omitirá de debater, de deliberar, de aprofundar as discussões necessárias para a cidade de Curitiba.”
No primeiro discurso em plenário exercendo a presidência do Legislativo de Curitiba, o vereador prometeu “não poupar esforços para atingir os resultados esperados pela sociedade curitibana”. “Quero dizer que esta Casa Legislativa vai se pautar pelos valores republicanos da transparência, da moralidade e da eficiência. Queremos realizar, e vamos realizar, um serviço público íntegro e reto, que atenda às necessidades da população e demonstre respeito pelo dinheiro dos contribuintes.”
Em entrevista à imprensa, após a sessão, o vereador Fachinello reforçou que o principal desafio é “tornar a Casa ainda mais aberta, transparente à população e participante dos principais debates que a cidade vai ter nos próximos dois anos”. “A Câmara precisa ser protagonista, os vereadores precisam participar da discussão e a gente precisa receber, aqui, a sociedade para discutir esses temas que são sensíveis, que são importantes”, pontuou. A ideia, completou, é aprimorar a transmissão das sessões das comissões e outras atividades, assim como a acessibilidade para navegar no Portal da Transparência e a ampliação do número de audiências públicas.
Agradecimentos e saudações
O presidente da Câmara de Curitiba fez um agradecimento aos vereadores que se despediram da Câmara Municipal para assumir os mandatos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). “Que todos possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível, sempre com vistas ao interesse do povo curitibano e paranaense. E, claro, quero agradecer e cumprimentar, dar boas-vindas, aos vereadores e vereadoras que ingressam na Câmara e tomam posse dos assentos que lhes foram concedidos pela população”, afirmou Marcelo.
“Também agradeço, em nome da Casa, aos membros da Mesa que lideraram os trabalhos legislativos no biênio passado: o sempre presidente Tico Kuzma, os vice-presidentes Alexandre Leprevost e Tito Zeglin e os secretários Flávia Francischini, Professora Josete, Professor Euler e Mauro Ignácio”, continuou. “Nosso respeito e reconhecimento a todos pelo trabalho, seriedade e dedicação.”
“Agradeço, igualmente, aos diretores da Câmara Municipal nomeados pela gestão Tico Kuzma, que tão bem desempenharam suas funções nos últimos dois anos e mantiveram os trabalhos funcionando mesmo nos momentos mais complicados, como a pandemia. Faço esse agradecimento a todos na pessoa da servidora Jussana Marques, que foi a diretora-geral [e agora está à frente da Diretoria de Apoio às Comissões]”, frisou Fachinello. “O trabalho de todos vocês, membros da Mesa e diretorias, certamente não foi fácil, muitos desafios se apresentaram no caminho, mas a missão foi cumprida e nosso reconhecimento fica aqui registrado nos anais”, elogiou.
Diretoria-Geral
O presidente também apresentou, durante o discurso na sessão inaugural de 2023, o novo diretor-geral da Casa, o advogado Glauco Machado Requião. Graduado em 1994 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ele concluiu o mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2011. Na CMC trabalhou como assessor jurídico, entre 1996 e 1998, e ocupou o cargo de chefe no gabinete de Fachinello, de 2021 a 2022.
“Glauco vai encabeçar os esforços administrativos desta gestão”, disse o vereador. Citando os demais diretores, frisou que “a responsabilidade e os desafios são grandes, mas grande também é a nossa capacidade de trabalho”. “Estou certo de que vamos, todos juntos, entregar um serviço público de excelência à população curitibana”, declarou Fachinello.
O vereador falou, ainda, em “responsabilidade e serenidade política”. “Com urbanidade e serenidade, mesmo os maiores dissensos da comunidade podem ser resolvidos pelas vias democráticas e institucionais. Hoje, mais do que nunca, nosso país precisa de responsabilidade e serenidade política. E são esses os valores que não vão faltar a essa Câmara Municipal neste momento que se inicia agora”, finalizou Fachinello.