Os sete espaços verdes da cidade com atividades de lazer do Verão Curitiba 2023 passam a oferecer jogos da memória inclusivos, com versões em braile (para cegos) e libras (para surdos). A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e faz parte do movimento Curitiba Viva Bem.
No novo jogo, as instruções estarão nas cartas usadas pelos participantes. O objetivo da ampliação da oferta dos brinquedos é possibilitar a participação do maior número possível de crianças, que no primeiro domingo do Verão Curitiba (15/01) já puderam se divertir com atrações variadas: cama elástica, circuito de bicicleta, jogos gigantes, tênis de mesa, arena esportiva, espaço kids e pinturinha.
Perto das crianças
Essas atividades continuarão sendo oferecidas em cada endereço da programação – que são a Praça Afonso Botelho e os parques Atuba, Barigui, Lago Azul, Náutico, Passeio Público e Yberê/Campo de Santana, situados em diferentes pontos da cidade. Na Praça Afonso Botelho e no Parque Naútico também haverá a apresentação de um grupo musical de tambores taiko, do folclore japonês, e oficinas sobre o uso do instrumento.
Segundo o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski, cerca de 8 mil crianças participaram do primeiro domingo da ação. “A torcida é para que o clima colabore e a criançada venha em massa para a praça do Athetico e os nossos seis parques, levando irmãos e amiguinhos”, diz. Uma equipe treinada, formada por 10 educadores físicos e 60 monitores, dará suporte ao público nas diferentes estações de brinquedos.
O Verão Curitiba segue até 12/2, das 14h às 18h, com patrocínio da RIC e apoio da Jovem Pan, Megamania, Farmácias Nissei, Construtora Piemonte e Calceleve.