A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, recebeu em seu gabinete, no dia 24, terça-feira, a nova delegada da Delegacia Cidadã de Pinhais, Géssica Feitosa Moraes de Andrade, e o delegado titular Hormínio de Paula Lima Neto. Eles passam a atuar juntos no comando da Polícia Civil no município, sendo Andrade responsável pelo cuidado dos crimes contra as mulheres, crianças e idosos, e Neto à frente das situações gerais da polícia.
A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, da diretora da Divisão de Administração da Secretaria de Segurança e Trânsito, Andrea Mendes Motelevicz, e do superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr.
Entre os principais assuntos do encontro, a nova delegada afirmou que atuará no Núcleo de Atendimento à Mulher. “O atendimento à mulher, para mim, é uma prioridade, e aqui, em Pinhais a gente tem um problema com a questão da violência doméstica e familiar porque a quantidade de casos está aumentando. Principalmente agora, depois da pandemia, o volume de inquéritos que nós temos de casos de violência doméstica supera os outros crimes por uma boa monta. E eu venho com a prioridade de melhorar isso, não só com ação repressiva, como (também) educativa”, pontuou.
Andrade acrescentou ainda que o novo espaço da Delegacia de Pinhais terá o objetivo de acolher as mulheres de uma forma humanizada. “A mulher vai ser atendida por outra mulher, vai ter um espaço reservado de Boletim de Ocorrência, para Medida Protetiva, que ela vai poder falar abertamente sem ter medo de ter alguém ouvindo. A gente vai ter um espaço para as crianças, porque às vezes as mães comparecem na delegacia com a criança e não tem com quem deixar. Vai ter uma brinquedoteca, então vai ser um projeto anexo para a delegacia”, completou.
A prefeita Rosa Maria destacou a importância da chegada da delegada ao município. “Considero um ganho muito importante para nossa cidade. Há muitos anos, aguardávamos uma delegada da mulher e a doutora Géssica, como delegada adjunta, vai contribuir imensamente com as políticas públicas de proteção às mulheres, pois, hoje, infelizmente é uma das grandes demandas que os municípios vivenciam. Então, eu fiquei muito feliz em saber que Pinhais, hoje, contará com um atendimento específico e ainda mais qualificado na defesa dos direitos da mulher, sobretudo as que sofrem violência doméstica”, declarou Rosa Maria.
Serviço
A Delegacia Cidadã de Pinhais fica na Rua Europa, 211, no Centro. O telefone é (41) 3667-1598. E-mail: dppinhais@pc.pr.gov.br