sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Rafael Greca reforça laços de irmandade e cooperação entre Curitiba e Columbus (EUA)

Rafael Greca reforça laços de irmandade e cooperação entre Curitiba e Columbus (EUA)

Prefeito Rafael Greca
A comitiva veio para a capital paranaense conhecer as soluções locais nas áreas de de planejamento urbano, transporte público, mobilidade urbana, habitação popular e saúde infantil

Os laços de irmandade e a cooperação técnica entre Curitiba e a cidade de Columbus (EUA), capital do estado de Ohio, estão mais estreitos e renovados. No dia 24, quarta-feira, o prefeito Rafael Greca recebeu a delegação internacional de Columbus no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. A comitiva veio para a capital paranaense conhecer as soluções locais nas áreas de planejamento urbano, transporte público, mobilidade urbana, habitação popular e saúde infantil.

“É com imensa alegria que hoje recebo uma delegação tão democrática, com pessoas de diversas origens que são muito parecidas com o povo de Curitiba. É nesse sentido que nós propomos que se reforce a irmandade e a cooperação com Columbus, com o estado de Ohio e com os Estados Unidos da América, é uma grande honra recebê-los nesta Prefeitura, que é um Palácio Solar. Sejam todos muito bem-vindos”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Greca explicou sobre os painéis fotovoltaicos instalados no telhado da Prefeitura e que geram energia para o prédio e também sobre a instalação da Pirâmide Solar do Caximba, que vai funcionar no antigo aterro sanitário do município, desativado em 2010, programas que fazem parte do programa Curitiba Mais Energia.

Fazem parte da delegação de Columbus o presidente da Câmara Municipal, Shannon G. Hardin; a presidente do Conselho de Comissões do Condado de Franklin, Erica C. Crawley; a diretora-executiva das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus, Jayme Staley; e o gerente do programa Cidades Irmãs Internacionais de Columbus, Sameen Dadfar.

O presidente da Câmara Municipal de Columbus, Shannon G. Hardin, explicou que a estadia em Curitiba está sendo muito produtiva. “Aprendemos muito aqui com vocês. Particularmente, ficamos impressionados com o que está sendo feito no Bairro Novo do Caximba”, afirmou.

Cidade Inteligente

Durante a reunião com a delegação de Columbus, o prefeito Rafael Greca também contou a história de formação de Curitiba e como na década de 1960 o intenso planejamento urbano da capital deu origem ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Essa é a razão de hoje nós sermos uma das 7 cidades mais inteligentes do mundo e de sermos também um centro de inovação com o Vale do Pinhão. A primeira universidade do Brasil é aqui de Curitiba, de 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, disse Greca.

O assessor-chefe de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, afirmou que o intercâmbio de informações com a cidade-irmã de Columbus vai continuar cada vez melhor. “Estamos muito contentes que a delegação de Columbus pode conhecer a cidade de Curitiba e nossos representantes das áreas de moradia, transporte e saúde. Curitiba continua aberta e sempre disponível para essa troca de informações”, explicou.

Na terça-feira, dia 24, a comitiva de Columbus também teve reuniões na Agência Curitiba de Desenvolvimento, onde foi apresentado como funciona o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade que desenvolve soluções em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente.

Pela manhã também foram feitas reuniões na Urbs, onde o sistema de transporte de Curitiba foi o destaque. No ano passado, a capital paranaense começou os testes de ônibus elétricos, tecnologia não poluente que é uma das grandes apostas do município para os próximos anos.

A agenda de reuniões da delegação de Columbus começou na segunda-feira, dia 23, sobre moradias populares e na área da saúde.

Cidade-irmã

Columbus é a capital e maior cidade do estado de Ohio, no centro-oeste dos Estados Unidos, e tem uma população de aproximadamente 900 mil pessoas e outras 1,1 milhão que vivem na região metropolitana.

Desde 2015 Columbus é cidade-irmã de Curitiba e troca informações e conhecimentos com a capital paranaense.

Diversos setores têm forte presença na economia de Columbus, como educação, seguros, moda e pesquisas médicas. A cidade também é sede da Ohio State University, uma das universidades mais importantes dos Estados Unidos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress