Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da obra começou no dia 25, quarta-feira, com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, será totalmente bloqueada.
Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara. É a Prefeitura de Curitiba trabalhando para a melhoria da mobilidade na cidade, com mais eficiência nos deslocamentos pelo transporte coletivo e trânsito mais organizado.
Prefeitura em Ação
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local.
A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.
“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca.
Pelo serviço de whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.
Histórico
O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde, integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul. Desde 2017, quando assumiu o segundo mandato, o prefeito Rafael Greca está comprometido em concluir todo o projeto. A gestão retomou licitações que estavam paradas e conseguiu publicar os editais dos lotes 3.1, 3.2, 4.1 e 2.1.
A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.
Sem os recursos do Governo Federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.
Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.
Saiba quais serão as mudanças no trânsito com as obras do Complexo do Tarumã
As obras de construção do Complexo do Tarumã, que prevê entre as intervenções duas novas estações do transporte coletivo – Tarumã e Victor do Amaral – e o alargamento do viaduto, trarão impactos para o trânsito. Nesta primeira fase das obras, a parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Av. Victor Ferreira do Amaral, terá bloqueio total. Parte da rotatória sob a estrutura viária, do lado do Colégio Militar e da concessionária CCV, será totalmente bloqueada. Uma linha do transporte coletivo municipal vai ser impactada com as mudanças, bem como duas metropolitanas.
Para facilitar o tráfego e evitar transtornos a Superintendência de Trânsito (Setran) fez diferentes opções de rotas alternativas. Todas as opções de desvios e também o bloqueio do acesso norte do viaduto foram devidamente sinalizados. Placas vão orientar os motoristas em todo o percurso. Já as obras serão sinalizadas pela empresa licitada. Neste primeiro momento, agentes da Setran estarão no local para fazer a orientação do trânsito.
Confira abaixo como ficarão os acessos durante a execução das obras.
Acesso a Linha Verde Norte
Quem segue pela Avenida Victor Ferreira do Amaral no sentido Pinhais e deseja acessar a Linha Verde sentido norte (Atuba) terá duas opções de acesso. A primeira alternativa é virar à direita, logo após o viaduto da Avenida Nossa Senhora da Luz, na Rua Madre Leonie, Rua Monte Castelo, Avenida Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco e seguir pela Avenida Nossa Senhora da Luz até a Fagundes Varela, que dará novamente acesso à Linha Verde. A segunda opção é seguir pela Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Rua Prof. Nivaldo Braga, Rua 21 de Junho, Rua Konrad Adenauer, até a Rua Dante Angelote de onde terá acesso à Linha Verde.
Acesso a Linha Verde Sul
Para quem está vindo pela Avenida Victor Ferreira do Amaral no sentido Centro de Curitiba e deseja acessar a Linha Verde sentido Sul (Pinheirinho) serão três opções de rotas. A primeira opção é acessar à esquerda a Rua Prof. Nivaldo Braga, Rua 21 de Junho, Rua Victório Vizinoni, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Urbano Lopes e Rua Delegado Leopoldo Belczak, de onde terá acesso à Linha Verde. Outra opção é acessar a esquerda na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Urbano Lopes e Rua Delegado Leopoldo Belczak, de onde terá acesso à Linha Verde.
A terceira alternativa é seguir pela Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Rua Dr. João Evangelista Espíndola, Rua Monte Castelo, Rua Manoel Correia de Freitas, Rua Teófilo Soares Gomes e acessar novamente a Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinhais, até o Super Muffato, de onde conseguirá acessar a Linha Verde.
Acesso a Pinhais/Curitiba
Para quem vem pela Linha Verde e quer acessar a Avenida Victor Ferreira do Amaral sentido Pinhais, a opção é cruzar o viaduto do Tarumã e acessar à direita a Rua Maria Ficinska, Avenida Affonso Penna até o acesso a Avenida Victor Ferreira do Amaral.
Já quem vem pela Linha Verde e deseja acessar a Avenida Victor Ferreira do Amaral sentido Centro de Curitiba, a alternativa é antes do viaduto do Tarumã desviar e acessar a Rua Raphael Papa que dá acesso à Avenida Victor Ferreira do Amaral.
Transporte coletivo
Nessa fase inicial, a linha de transporte coletivo 371 – Higienópolis será a única administrada pela Urbs que terá o trajeto alterado pelo bloqueio da porção norte do viaduto. O ônibus vai seguir pela Rua Arcésio Guimarães, Avenida Pres. Washington Luiz, e ruas Francisco Leal, Cláudio Chatagner, João Dalegrave, Anita Ribas, Dep. Antônio Lopes Júnior, Amazonas de Souza Azevedo e Fúlvio José Alice, sentido Terminal Bairro Alto.
Os pontos de parada da Rua Raphael Papa, Avenida Affonso Penna, BR-476 e Rua Dante Angelote serão desativados. Serão instalados pontos de parada temporários na Praça Vila Lobos, Avenida Pres. Washington Luiz e Rua Francisco Leal.
Outras duas linhas gerenciadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), também devem ser impactadas. São elas: a linha B03 – Guaraituba/Guadalupe Maracanã-Alto XV e a linha B42 – Maracanã/PUC (Via Fagundes Varela).
Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.
As obras do Complexo vão alterar o itinerário de linhas metropolitanas de Colombo
B03 – GUARAITUBA/GUADALUPE MARACANÃ-ALTO XV
A linha B03 – Guaraituba/Guadalupe Maracanã-Alto XV deixará de atender o Terminal Guadalupe. Este atendimento passará a ser executado exclusivamente pela linha B06-Guaraituba/Guadalupe (via T. Maracanã Semidireto). Com a mudança a nomenclatura da linha será alterada para B03-Guaraituba/Alto da XV (via Terminal Maracanã).
Seu itinerário passará a ser de forma circular dentro de Curitiba.
Partindo da Linha Verde, ela entra na Rua Raphael Papa, seguindo pela Rua XV de Novembro, virando na Rua Padre Germano Mayer, Rua Augusto Stresser e Rua Fagundes Varela, até retornar para a Linha Verde.
B06 – GUARAITUBA/GUADALUPE (via MARACANÃ-SEMIDIRETO)
Para chegar ao Terminal do Guadalupe, saindo do Terminal do Guaraituba, o atendimento passará a ser realizado exclusivamente pela linha B06 – Guaraituba/Guadalupe (via Maracanã-Semidireto).
Saindo do Terminal do Guaraituba, a linha efetuará paradas na Estrada da Ribeira, nº 550 (até o Bioposto), na ida e na volta e voltará a fazer paradas na antiga Copava, no Cabral, seguindo para o Centro pela Rua Professor Arthur Loyola, Rua Paraguassu, Rua Almirante Tamandaré, Rua XV de Novembro, Rua Tibagi e Terminal Guadalupe.
Na volta, seguirá pelas Rua Nilo Cairo, Av. Souza Naves, Rua José de Alencar e Av. Munhoz da Rocha, realizando paradas.
B42 – MARACANÃ / PUC (VIA FAGUNDES VARELA)
Já a linha B42 – Maracanã / Puc (via Fagundes Varela) deixará de ter paradas nas marginais do viaduto, visto que os mesmos estarão bloqueados. A linha seguirá seu itinerário normalmente pela parte superior do viaduto.