sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Projeto Gestação com Informação atendeu, em 2022, aproximadamente 100 mães nos CRAS de Pinhais

Projeto Gestação com Informação atendeu, em 2022, aproximadamente 100 mães nos CRAS de Pinhais

Projeto Gestação
O projeto é realizado nos quatro CRAS do município por meio de encontros mensais com as gestantes e suas famílias

Em 2022, o projeto Gestação com Informação atendeu aproximadamente 100 mães nos CRAS de Pinhais. As participantes, gestantes e mães que tiveram seus filhos recentemente, foram presenteadas com um ensaio fotográfico realizado em pontos turísticos do município. O projeto faz parte de uma das ações da PAIF (Proteção e Atendimento Integrado à Família) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O projeto é realizado nos quatro CRAS do município por meio de encontros mensais com as gestantes e suas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, no formato de oficina aberta, propiciando acesso à informação, orientação e encaminhamento referentes a programas, serviços e benefícios da Política de Assistência Social. Além de discussões envolvendo os aspectos psicológicos no período de gestação e pós-parto, família e vínculos afetivos visando uma qualidade de vida, bem-estar e autonomia, buscando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social, além de possibilitar o acesso a programas, serviços e benefícios no âmbito municipal, estadual e federal.

Para marcar o encerramento das atividades de 2022, no final do ano passado, ensaios fotográficos foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal do Governo (Segov), por meio do Departamento de Comunicação, com registros do fotógrafo Rafael Lopes Pinto. Os locais escolhidos foram os bosques municipais e o Parque das Águas.

Segundo a assistente social, Danielly Araújo, a proposta deste trabalho é fotografá-las individualmente, ou com familiares, transformando o momento em uma recordação única. “Não é apenas a expressão de uma fotografia, e sim um momento carregado de significado, histórias, sonhos e expectativas. A proposta do ensaio fotográfico é contribuir com a autoestima, aceitação, afetividade, vínculo intrauterino e na própria identidade da mãe com o bebê, refletido numa cena”, destaca Danielly.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress