No dia 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMDCA realizaram a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório do Complexo Vila da Cidadania, durante todo o dia.
Com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a Conferência reuniu um público formado por agentes da cidadania, conselheiros, servidores da Prefeitura, além de jovens e adolescentes do município, que juntos apontaram os principais desafios a serem enfrentados e sugerindo soluções por meio de ações criadas para proporcionar o pleno acesso ao sistema de garantia de direitos.
O evento contou com a apresentação cultural da Orquestra TransformaSom, do Dikaion e do Coral Gato na Tuba, da Associação São Roque, e com a palestra do psicólogo, doutorando em Tecnologia e Sociedade na UTFPR, Pedro Braga Carneiro, que discorreu sobre a importância em ter um olhar diferenciado na criação de políticas públicas de proteção e manutenção dos direitos da criança e do adolescente, dentro do cenário pós pandemia.
Além dos apontamentos em relação ao tema da Conferência, na ocasião foram indicados os Conselheiros Governamentais que vão atuar no período de 2023 até 2024, e aprovadas as propostas apontadas em relação às políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente em Piraquara.
Também estiveram presentes na 12ª Conferência o prefeito Josimar Fróes, o vice-prefeito Rivas, a secretária de Assistência Social, Cíntia Aparecida Batista, a secretária de Saúde, Mariana Zanella, a secretaria de Educação, Loireci Dalmolim, os Conselheiros do CMDCA e Conselheiros Tutelares.