A advogada Andrea Arruda Vaz, 41 anos, usuária de plano de saúde há dez anos, ficou preocupada quando precisou recorrer ao SUS para o atendimento do seu pai, Jair Marins, de 66 anos. Ele veio do interior e está morando com a filha em Curitiba há quatro meses. No dia 29/11, ele começou a passar mal, sentindo falta de ar. “Ele já tinha tido pneumonia recentemente, então ficamos bem preocupados”, disse.
Andrea conta que rapidamente procurou qual unidade de pronto-atendimento seria mais perto de sua casa e viu que era a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Boa Vista, que funciona 24 horas. “Chegamos lá fomos prontamente atendidos, bem rápido, questão de um minuto. Ele fez teste de covid, que deu negativo, raio-X, eletro, coleta de sangue. A médica avaliou e falou que era grave, a pneumonia havia voltado”, conta.
Após ser estabilizado e medicado, Jair foi transferido para o Hospital Madalena Sofia onde segue internado, recebendo tratamento. “Foi tudo no mesmo dia, pela manhã foi atendido, acolhido, internado, medicado, estabilizado e no fim da tarde, no mesmo dia, transferido. Durante todo o tempo, fui informada de tudo”, lembra.
“Foi muito gratificante. Porque, às vezes, as pessoas criticam, mas na hora de elogiar não tem ninguém. O atendimento foi rápido, eficiente, alegre e simpático”, elogiou.
“Até comentei para a minha família: como Curitiba está bem na área da Saúde, muito eficiente. O atendimento parecia ser padrão da unidade, porque desde a limpeza, comida, funcionários, foi tudo maravilhoso”, completou.
Satisfeita com o atendimento recebido na UPA Boa Vista, Andrea fez questão de registrar o seu elogio à Saúde por meio da Central 156, como outras 5.129 pessoas este ano – 612 referentes apenas às unidades 24 horas.
“Como acabei saindo, sem agradecer, para acompanhar a transferência do meu pai para o hospital, fiz questão de registrar depois”, conta.
Muito rápido
A assistente fiscal Denise Aparecida Machado dos Santos Soares, de 57 anos, também fez questão de registrar um elogio no 156 em relação ao atendimento recebido na UPA CIC. Ela esteve na unidade no dia 26/11, acompanhando o irmão Airton Machados dos Santos, de 53 anos.
Denise conta que ela e a família sempre utilizam os serviços da unidade, quando necessário, e sempre são bem atendidos. Naquele dia, em especial, o irmão chegou passando mal e teve o atendimento priorizado, após a classificação de risco. “Ele estava mal e foi classificado como ‘amarelo’. Em questão de 10 a 15 minutos foi atendido”, lembra.
A assistente fiscal diz que foram realizados vários exames no irmão, que também foi medicado e depois transferido para o Hospital Evangélico Mackenzie, durante a madrugada, para a realização de uma cirurgia no fígado. “Foi tudo muito rápido”, diz. “Agora ele está bem, se recuperando”, complementa Denise.