Prefeito de Morretes se reúne com Rafael Greca para agradecer doação de alimentos

Prefeito de Morretes se reúne com Rafael Greca para agradecer doação de alimentos

Morretes foi o primeiro município a receber doações da campanha Ajuda Litoral, lançada pela Prefeitura de Curitiba para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região, no fim de novembro

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, se reuniu na quarta-feira, dia 14, com o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), que veio à capital para agradecer as doações de Curitiba aos desabrigados pelas chuvas que atingiram o litoral, desde o fim de novembro. Morretes foi o primeiro município a receber alimentos não perecíveis da campanha Ajuda Litoral, lançada pela Prefeitura de Curitiba para atender as vítimas das enchentes. Foram 4,2 toneladas destinadas ao município, o mais afetado pelas chuvas.

Ao lado do diretor-geral da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, empresa que faz o transporte de passageiros pela centenária estrada de trem que liga Curitiba a Paranaguá, Brindarolli foi recebido no Palácio 29 de Março.

Por causa do bloqueio nas estradas que ligam Curitiba ao litoral, no início de dezembro, a Serra Verde se uniu à ação humanitária fazendo o transporte de trem das doações de Curitiba para Morretes, no último dia 2, e para Guaraqueçaba, na quarta-feira, dia 15. A empresa também desenvolve uma ação para arrecadar principalmente alimentos e roupas para as famílias atingidas pelas chuvas e alagamentos.

“As prefeituras de Curitiba e de Morretes se tornaram parceiras no trem da solidariedade que levou alimentos para as vítimas das enchentes no litoral do Paraná”, disse Greca.

O prefeito da Capital destacou que as doações são fruto da generosidade do povo curitibano. “Por isso eu retribuo essa visita tão auspiciosa do prefeito de Morretes, dentro da ideia de que Curitiba é uma só e que Morretes está em nosso coração”, destacou.

Agricultores e comerciantes

O prefeito de Morretes agradeceu as doações recebidas e disse que os alimentos enviados ao município ajudaram no atendimento a aproximadamente mil famílias da região. “Essas doações foram entregues a agricultores, que não tiveram as casas alagadas, mas ficaram em vulnerabilidade por causa dos alagamentos que atingiram suas lavouras e a comerciantes que trabalham na Estrada da Graciosa”, explicou.

Adonai Filho destacou que, além das doações arrecadadas pela campanha da Prefeitura de Curitiba, os vagões da Serra Verde levam diariamente a Morretes donativos arrecadados pela campanha feita pela empresa junto aos seus colaboradores, familiares, amigos e passageiros.

Durante a reunião foram discutidos ainda projetos e ações que possam desenvolver ainda mais o turismo, a economia e a geração de renda em Morretes, como a revitalização da Praça Porto de Cima, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que fará o projeto.

Greca presenteou o prefeito com seu livro Curitiba – Luz dos Pinhais e uma araucária feita em madeira.

Campanha

Idealizada pelo prefeito Rafael Greca, a campanha Ajuda Litoral arrecadou, até o momento, 7,8 toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, que foram enviados para atender Morretes, Guaratuba e Guaraqueçaba, os mais afetados pelas chuvas.

A campanha é desenvolvida pela Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Smsan), que tem o Banco de Alimentos, e pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A ação tem ainda o apoio das coordenadorias de Defesa Civil de Curitiba e do Estado, que também fará o transporte e distribuição de alimentos aos municípios do litoral.

Presenças

O prefeito de Morretes veio a Curitiba acompanhado do secretário de Agricultura do município, Eudes Gustavo Kemmer, e do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Tiago Tischer Coelho. Participaram também da reunião a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, o secretário da Smsan, Luiz Gusi, e o secretário da Smelj, Carlos Eduardo Pijak Júnior. E, ainda, o superintendente da Smsan, Edson Rivelino, o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, o assessor técnico do gabinete da FAS, Anderson Cristian Walter, e o assessor de gabinete da Smelj, Carlos Kussumoto. A Defesa Civil de Curitiba foi representada por seu superintendente, José Semmer Neto, e a chefe de Logística, Jenifer Saydelles.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress