sábado, 21 de setembro de 2024
Capital do Hemisfério Norte busca em Curitiba apoio para atendimento hospitalar pediátrico

Capital do Hemisfério Norte busca em Curitiba apoio para atendimento hospitalar pediátrico

O prefeito Rafael Greca recebeu o prefeito de Boa Vista (Roraima), Arthur Henrique Machado, que veio buscar a expertise do Hospital Pequeno Príncipe no atendimento de crianças e conheceu as bases do programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida

O prefeito Rafael Greca recebeu, no dia 8 de dezembro, quinta-feira, a visita do prefeito de Boa Vista, capital de Roramia (RR), Arthur Henrique Machado, que veio a Curitiba para conhecer a experiência do Hospital Pequeno Príncipe no atendimento pediátrico. Durante o encontro, Greca ofereceu o apoio de Curitiba à capital roraimense, única do país localizada no Hemisfério Norte.

“Ele é um brasileiro prefeito no Hemisfério Norte; eu sou um brasileiro prefeito no Hemisfério Sul. Nós dois somos o Brasil. Com muita alegria recebemos essa visita e estamos prontos para dar o apoio necessário para a implantação dos programas de nossa cidade que possam ser aplicados em Boa Vista. Queremos que o Brasil dê certo”, disse o prefeito Greca.

No encontro de alcaides, realizado no gabinete de Greca, Machado contou que Boa Vista tem o maior hospital pediátrico da região amazônica, o Hospital de Crianças Santo Antônio (HCSC), que este ano completou 21 anos.

“Viemos a Curitiba para conhecer o Hospital Pequeno Príncipe, para a troca de expertise no atendimento hospitalar das crianças. Na cidade, temos apenas duas faculdades de Medicina e todo o apoio para melhorarmos o atendimento das crianças é bem-vindo. Gostamos muito do que conhecemos, voltaremos com muitas boas ideias”, disse Machado.

Referência em atendimento infantil

O prefeito Rafael Greca lembrou ao colega de cargo roraimense a história do Hospital Pequeno Príncipe, que iniciou seus atendimentos em 1919, quando um grupo de mulheres da sociedade curitibana, voluntariamente, se reuniu para viabilizar o atendimento em saúde à população pobre da cidade, primordialmente as crianças.

Também contou as ações de Curitiba para a melhora de indicadores em saúde ligados à infância, como a criação do programa da Prefeitura de Curitiba Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, que organizou os fluxos de atendimento às gestantes e bebês, em ações de atenção ao pré-natal, nascimento e puerpério dos pequenos.

Pelo Rede Mãe Curitibana, as gestantes são acompanhadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde a gestação, com todos os exames necessários e estratificação do risco da gestação, definindo o atendimento mais adequado para cada gravidez.

Greca agradeceu a visita entregando a Machado uma escultura de uma Araucária e os convidou a fazer a rota do Caminho de Luz do Parque Barigui, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

A reunião também contou com a presença do procurador da capital roraimense, Flávio Graneiro, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e do secretário do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, José Álvaro Carneiro.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress