Na noite da última quarta-feira (10), o Departamento de Cultura de Pinhais promoveu a V Conferência Municipal de Cultura. Na ocasião, foram eleitos os novos conselheiros, representantes da sociedade civil, para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural, e da área empresarial, para o Conselho Municipal de Cultura.
As Conferências Municipais de Cultura fazem parte de um plano de trabalho completo do município, com relação ao tema, e que está em plena atividade. As ações e instrumentos reúnem atendimento aos eixos e componentes imprescindíveis, tais como o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura e Conferência Municipal de Cultura, que neste ano chega a sua quinta edição.
Presente no evento, o diretor de Cultura, Laércio Sobral, destacou a representatividade dos conselhos, na construção de políticas públicas. “Os conselhos integram o Sistema Municipal de Cultura, e para que nós possamos dar continuidade aos projetos na área é imprescindível que estas entidades estejam atuantes, respaldando o trabalho do executivo”, destacou o diretor.
No intervalo das votações a Banda Municipal de Pinhais se apresentou, e sua regente, Márcia Regina Mocelin, falou brevemente sobre o histórico e execução do projeto.
Também estiveram presentes no evento, a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista da Silva; o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Hartkopf, servidores do Departamento de Cultura, conselheiros governamentais e concorrentes às vagas para a sociedade civil.
Plano Municipal de Cultura
Entre os anos de 2009 e 2012 foi elaborado o Plano Municipal de Cultura, sendo este um trabalho a ser executado nos próximos 10 anos. O documento foi construído através de propostas feitas pela comunidade nos seminários, fóruns e conferências realizadas neste período. E para dar continuidade aos trabalhos culturais no município se fez necessário a formação de conselhos que tenham integrantes da sociedade civil organizada e dos órgãos executivos.
Novos conselheiros:
Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural
Titulares: Alci Antunes Martins; Damião Antonio Perin; José Alexandre Saraiva; Lidiana Janke da Silva Ferreira; Roberto Evair Falcioni; Zelair dos Santos de Carvalho.
Suplentes: Cesar Alves Meira Filho; Gislaine Fuck Batista Skraba; Marciano Tabaca.
Conselho Municipal de Cultura
Titulares: Davi Thiago Moreira Neves e Fabio Schmidt
Suplente: Carlos Alberto de Almeida.