Em menção ao Dia Estadual da Conscientização sobre a doença, a Secretaria de Saúde do município promoveu diversas atividades
Em menção ao Dia Estadual da Conscientização sobre a Hanseníase, celebrado no último dia 26, a Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde em parceria com o Departamento de Assistência em Saúde, promoveu diversas ações. Neste sentido, as Unidades de Saúde da Família (USF) foram decoradas e houve a distribuição, para a população, de materiais informativos e elaboração de murais sobre o agravo. Na oportunidade, também foram ministradas palestras com os pacientes atendidos nas unidades.
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Além do diagnóstico, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para hanseníase. Em Pinhais o atendimento especializado encontra-se disponível no Centro de Controle e Agravos (CCA). O local também é referência para outras doenças infecto parasitárias e de interesse epidemiológico como: tuberculose, hepatites virais, HIV, entre outras.
De acordo com Karolyne Gaio Ribeiro, do Departamento de Vigilância em Saúde, a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. “A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A enfermidade tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos”, explica.