Espetáculo atrai grande público ao Centro Histórico na abertura do Natal de Curitiba 2022

Espetáculo atrai grande público ao Centro Histórico na abertura do Natal de Curitiba 2022

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, Auto de Natal utiliza as fachadas históricas como cenário

O auto Espírito de Amor e Confraternização deu a largada para a extensa programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. Um trecho do espetáculo foi apresentado, na noite do dia 22 de novembro, na abertura oficial dos festejos, e atraiu grande público para o Centro Histórico.

O espetáculo, que ficou dois anos sem apresentações em razão da pandemia, será encenado integralmente e volta a ser uma das principais atrações natalinas até 1º de dezembro, de terças às quintas-feiras, sempre às 19h30.

Após a solenidade com os patrocinadores, no Memorial de Curitiba, as atenções voltaram-se para as sacadas da Casa Hoffmann, onde um dos atores entoou a Ave Maria, da ópera de Pietro Mascagni. Na sequência, o público acompanhou a cena do nascimento de Jesus, no palco em frente à Igreja da Ordem. A festa terminou em grande estilo com show de fogos do alto do Memorial de Curitiba.

O espetáculo, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, utiliza as fachadas históricas como cenário, percorrendo um circuito que começa nas janelas do Palacete Wolff, na Praça Garibaldi, e termina no Largo da Ordem, com a encenação do presépio junto a uma grande árvore de Natal. Figurinos barrocos, óperas e canções natalinas, luzes, cores, sons e efeitos especiais enchem os olhos e mantêm a vibração do público do começo ao fim. Participam do espetáculo 25 atores.

Apaixonados pelo Natal

Muitas famílias foram assistir a estreia do auto e se encantaram com a superprodução. Moradores de Curitiba há dois anos, vindos de Uberlândia (MG), o casal Poliana e Thales Bitencurt, com a filha Ana Lívia, de 2 anos, disseram estar admirados com o Natal curitibano.

“Acompanhamos a programação no ano passado e não tínhamos visto nada igual, em nenhum lugar. É algo tão bonito e com tanta coisa pra fazer. É impressionante”, descreveu Poliana, dizendo que quer aproveitar ao máximo a programação deste ano. “Eu particularmente sou apaixonada pelo Natal, e quero passar essas memórias para minha filha”, afirmou o casal Poliana e Thales Bitencurt.

A professora Vanessa Kloster também veio em família prestigiar a abertura das festividades. Acompanhada do esposo Diego e dos filhos Gustavo e Isabela, de 7 e 12 anos, ela saiu de seu bairro, a Fazendinha, especialmente para ver o auto que ainda não conhecia. “A gente procura acompanhar sempre. No ano passado, fomos ao Parque Barigui fazer o percurso drive-thru”, conta Vanessa. “A cada ano a programação está melhor, com muito mais opções”, completou Diego.

Unindo o útil ao agradável

O eletrotécnico Márcio Orlando Stelmach tinha visto o auto Espírito de Amor e Confraternização em 2019, antes da pandemia, e agora trouxe a esposa Edicione Carvalho de Souza e a filha Maria Clara para assistir também. “É um espetáculo muito lindo, autêntico, que chama a atenção. A gente gosta de participar”, destacou. Moradores do Pilarzinho, o casal pretende ver outras atrações, como os espetáculos do Parque Tanguá e do Passeio Público.

Unir o útil ao agradável foi a ideia da capixaba Yohana Mazzini ao vir para Curitiba realizar um curso na área de design. Empresária do ramo, ela é de Cachoeiro do Itapemirim (ES). “Antecipei minha viagem em dois dias justamente para aproveitar a programação natalina de Curitiba. A gente sempre ouve falar que aqui é a capital do Natal”, justificou. “Vou ficar até sábado e pretendo ver outras atrações, como o show de drones no Parque Barigüi, pois adoro tecnologia. O que tiver de programação nesta semana, estarei lá para acompanhar”, adiantou Yohanna.

Roteiro do espetáculo

A primeira cena é na sacada do Palacete Wolf. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, em frente ao Memorial de Curitiba, anjos cantam a música Jesus Piedoso (Pie Jesu), composta por Andrew Lloyd e Kin André Arnesen. Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann, onde um cantor de ópera entoa a Ave Maria do italiano Pietro Mascagni (1863 -1945). A última cena, o Auto do Nascimento de Jesus Cristo, com o Sagrado Presépio Vivo, acontece no entorno da Árvore de Natal, em frente à Igreja da Ordem. O espetáculo termina com show de fogos de artifícios.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress