No dia 16 de novembro, quarta-feira, foi realizada a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Pinhais, que teve por objetivo discutir e aprovar o novo Plano Municipal de Cultura de Pinhais, com vigência de 2023 a 2032. A reunião teve início às 19h no auditório do Centro Cultural e contou a presença da prefeita Rosa Maria, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, além de autoridades, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinhais, artistas e observadores credenciados.
Após as falas iniciais e palestra com o historiador e especialista em Antropologia, Elton Barz, foram discutidas democraticamente na plenária as propostas para cada segmento, com alterações e inserções de novas ações. O Plano aprovado será publicado em diário oficial, na íntegra, e disponibilizado no site da Prefeitura de Pinhais, na aba específica da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Departamento de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural).
A prefeita Rosa Maria parabenizou os profissionais envolvidos no processo e enalteceu o papel da cultura para o desenvolvimento da cidade. “Pinhais hoje tem uma identidade própria e isso se dá por tantos trabalhos, principalmente pelo viés da cultura. Continuo tendo muito orgulho do que é feito de cultura nesta cidade e sempre estamos provocando para fazer mais e mais, porque a cultura é também um elemento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais generosa. Que a gente possa, através da cultura, construir uma cultura de paz, um mundo de mais esperança e mais humano”, declarou.
Além das pessoas já citadas, estiveram presentes na conferência a diretora de Cultura, Haline Siroti, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinhais, Jefferson Araújo, o secretário de Cultura de Fazenda Rio Grande, Odair Santos, e a equipe do Departamento de Cultura.
Serviço
Para quem deseja participar das deliberações acerca das políticas públicas para cultura de Pinhais, as reuniões do Conselho são abertas à comunidade.
Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (41) 99254-9033.