Crianças da rede municipal de ensino de Pinhais participam do lançamento do livro Poeta Mirim 2022

Crianças da rede municipal de ensino de Pinhais participam do lançamento do livro Poeta Mirim 2022

Evento no Cenforpe reuniu centenas de famílias, alunos e professores das 51 turmas de 5º ano que desenvolveram poesia concreta nesta edição do projeto

A noite do dia 16 de novembro, quarta-feira, foi marcada pela celebração do lançamento do livro Poeta Mirim 2022, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Pinhais (Cenforpe). Promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto é desenvolvido pelas equipes pedagógicas com os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino. O poema integra o campo de atuação artístico e literário do currículo de Língua Portuguesa da Proposta Pedagógica Curricular de Pinhais que, entre outros objetivos, busca contribuir para a formação e aprimoramento de leitores literários.

Neste ano, as crianças produziram poesia concreta, além de desenharem uma capa, presente nos livros de cada uma das 51 turmas da rede. As atividades ocorreram em parceria com o professor Norbert Heinz, que apresentou o resultado do trabalho ao lado da pedagoga Elaine Siqueira de Amorim. Os alunos autores, acompanhados dos pais, receberam seus exemplares pelas mãos da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, e da coordenadora do projeto, Elisianne Cruzetta. Cerca de 150 crianças representaram nesta noite os mais de 1.500 alunos dos quintos anos da rede municipal que participam do projeto.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, exaltou o trabalho realizado pelas equipes em cada escola. “Nós estamos intensificando muito o incentivo à leitura em todas as nossas escolas e Cmeis. Nossas crianças têm levado livro pra casa, para que faça parte do seu acervo pessoal, e peço aos pais que incentivem muito a leitura. Uma criança que lê, consegue produzir um texto, consegue compreender todas as outras disciplinas e compreender o mundo que a cerca. Que esse momento de hoje fique marcado na memória de vocês e que também seja o primeiro de muitos livros que vocês vão escrever. Nossa luta diária é para que nossas crianças tenham sempre uma educação pública de qualidade”, finalizou.

Realizado desde 2010 no município, o projeto Poeta Mirim manteve-se ativo mesmo no período de pandemia, quando as famílias dos alunos de cada escola desenvolveram de forma remota as atividades propostas pelas professoras e equipes pedagógicas. Todo o material foi reunido no livro virtual (e-book) lançado pela Semed em 2021. “Recebemos podcasts com os poemas, poemas escritos, as famílias gravaram vídeos das crianças, fizeram um mini-evento em casa e enviaram para as escolas. Agora em 2022 pensamos em avançar ainda mais, então fechamos a parceria com o professor Norbert que fez oficina com todas as professoras, para vivenciarem na prática esse trabalho e depois ele fez questão de ir em todas as turmas desenvolver parte desse projeto com as crianças”, comentou a coordenadora do projeto, Elisianne Cruzetta.

A prefeita Rosa Maria exaltou o empenho dos profissionais e famílias que mantêm vivo o Poeta Mirim por mais de uma década. “Este projeto está completando 12 anos, passando até por uma pandemia, superou os desafios e sobreviveu, isso significa que tem muita gente cuidando do Poeta Mirim. Quando a família compreende que a leitura é necessária para as nossas crianças, assim como o alimento, teremos seres humanos melhores. É preciso saber ler para poder compreender o mundo e para também contribuir para uma cultura de paz. A poesia é o caminho que nos leva à humanização, então parabéns a cada um e cada uma que está presente, que fez aquele esforço, que trabalhou e, acima de tudo, obrigada às famílias por esta parceria, é assim que a educação fica forte”, declarou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress