sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Em evento com vereadores, Fábio Camargo reforça papel orientador do Tribunal de Contas

Em evento com vereadores, Fábio Camargo reforça papel orientador do Tribunal de Contas

O presidente do TCE-PR destacou que 90% dos problemas com prestações de contas são provocados por falta de informação

Atendendo convite da direção da União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, fez palestra no dia 9 de novembro, terça-feira, durante o 12º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança, realizado em Curitiba. Ele lembrou de sua ligação com a vereança e a defesa do municipalismo, destacando a parceira que o TCE-PR tem hoje com vereadores, apostando na prevenção e na orientação em vez da penalização. Camargo foi recebido pelo presidente da Uvepar, Frederico Freitag, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller.

Na ocasião, Camargo lembrou episódio de evento da entidade, logo no início de sua gestão, quando foi questionado sobre a fama de leão que o Tribunal de Contas tinha em relação às câmaras municipais, pelo vice-presidente da Uvepar, Charles Roling, vereador de Cafelândia. Ele disse que, a partir dali, o Tribunal não seria mais representado por um leão, mas pela Tikinha, a sua Golden de estimação, que também esteve presente ao evento.

O presidente do TCE-PR destacou que 90% dos problemas com prestações de contas são provocados por falta de informação. E que tem investido para que isso se reduza. Desde o início do seu mandato, em 2021, os cursos e eventos realizados pela Escola de Gestão Pública do Tribunal registram mais de 352 mil inscrições. “Trabalhamos para buscar a paz social, não o conflito”, reforçou.

Camargo também ressaltou que a nova sistemática de prestação de contas anual dos municípios vai valorizar ainda mais o papel do vereador, com o TCE-PR avaliando também as políticas públicas e dando ainda maior legitimidade para o Legislativo exercer o papel de fiscal das administrações locais. E ainda destacou a importância da representatividade das mulheres no Legislativo, lembrando da nomeação da primeira conselheira-substituta no Tribunal de Contas, Muryel Hey, que tomou posse em outubro.

O presidente da AMP agradeceu o diálogo produtivo do TCE-PR com os municípios e destacou a parceria formalizada com a atual gestão. Já o presidente da Uvepar agradeceu a participação do Tribunal e destacou a mobilização nas câmaras visando a participação efetiva de todos os seus membros.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress