Alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Pinhais têm participado de estudos e práticas de robótica. As atividades são parte da cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Pinhais e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No dia 8 de novembro, terça-feira, as crianças da Escola Municipal Aroldo de Freitas participaram da aula no Espaço Maker, sala especializada da unidade educacional.
As aulas são ministradas pelos professores e estudantes da instituição superior de ensino que também capacitaram os docentes da rede municipal para desenvolverem o projeto com os alunos. O campus de Pinhais do IFPR recebe as turmas participantes do projeto-piloto no município. Já na Escola Municipal Aroldo de Freitas, foi possível trazer a aula para o Espaço Maker, destinado especialmente para atividades envolvendo tecnologia. A prefeita Rosa Maria e a secretária de Educação, Andrea Franceschini, estiveram presentes.
O professor do IFPR, Marlon Vaz, comentou sobre os kits de robótica utilizados nas aprendizagens. “Esse é um projeto iniciado em 2019, no IFPR, para o desenvolvimento de um kit de robótica de baixo custo, a fim de fomentar nas escolas. Geralmente esses kits têm um valor muito alto, inacessíveis a uma grande parte das pessoas. Nem todos têm capacidade de ter cinco, seis, dez kits, por exemplo. Com isso, a gente consegue montar vários kits a um valor acessível, e fomentar de forma gradual a todos os alunos e assim trazer a educação de robótica de qualidade para eles”, explicou.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, conversou com os estudantes sobre o projeto e a importância do ensino de tecnologias como a robótica. “A robótica é o futuro, porque tudo hoje falamos em termos de tecnologia, de programação, desse conhecimento que está presente na nossa vida. Então é fundamental que as pessoas estudem muito. Estamos muito felizes de saber que abrimos janelas de oportunidades de futuro para vocês, e poder dizer que a robótica é uma realidade em Pinhais”, finalizou.
Cooperação técnica
O projeto-piloto de estudos e práticas de robótica propõe um trabalho com as equipes da Semed e IFPR, que integram os cursos de nível técnico na área de informática e a graduação de nível superior em Ciências da Computação. O treinamento dos profissionais da educação no município é realizado no campus do instituto, dentro de uma carga horária de 12 horas. O conteúdo da capacitação envolve lógica de programação; utilização de softwares livres, sem custo; e construção de material na concepção STEAM e Cultura Maker – metodologia que envolve o protagonismo do aluno.
Da sigla em inglês, STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – metodologia que envolve o uso da tecnologia dentro dos espaços escolares. A temática está presente na Proposta Pedagógica Curricular do Ensino Fundamental em Pinhais, que traz o conceito de Pensamento Computacional.