sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Alunos da rede municipal de Pinhais participam de aula de robótica no Maker

Alunos da rede municipal de Pinhais participam de aula de robótica no Maker

Parceria entre a Prefeitura de Pinhais e o IFPR promove atividades tecnológicas aos alunos do 5º ano

Alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Pinhais têm participado de estudos e práticas de robótica. As atividades são parte da cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Pinhais e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No dia 8 de novembro, terça-feira, as crianças da Escola Municipal Aroldo de Freitas participaram da aula no Espaço Maker, sala especializada da unidade educacional.

As aulas são ministradas pelos professores e estudantes da instituição superior de ensino que também capacitaram os docentes da rede municipal para desenvolverem o projeto com os alunos. O campus de Pinhais do IFPR recebe as turmas participantes do projeto-piloto no município. Já na Escola Municipal Aroldo de Freitas, foi possível trazer a aula para o Espaço Maker, destinado especialmente para atividades envolvendo tecnologia. A prefeita Rosa Maria e a secretária de Educação, Andrea Franceschini, estiveram presentes.

O professor do IFPR, Marlon Vaz, comentou sobre os kits de robótica utilizados nas aprendizagens. “Esse é um projeto iniciado em 2019, no IFPR, para o desenvolvimento de um kit de robótica de baixo custo, a fim de fomentar nas escolas. Geralmente esses kits têm um valor muito alto, inacessíveis a uma grande parte das pessoas. Nem todos têm capacidade de ter cinco, seis, dez kits, por exemplo. Com isso, a gente consegue montar vários kits a um valor acessível, e fomentar de forma gradual a todos os alunos e assim trazer a educação de robótica de qualidade para eles”, explicou.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, conversou com os estudantes sobre o projeto e a importância do ensino de tecnologias como a robótica. “A robótica é o futuro, porque tudo hoje falamos em termos de tecnologia, de programação, desse conhecimento que está presente na nossa vida. Então é fundamental que as pessoas estudem muito. Estamos muito felizes de saber que abrimos janelas de oportunidades de futuro para vocês, e poder dizer que a robótica é uma realidade em Pinhais”, finalizou.

Cooperação técnica

O projeto-piloto de estudos e práticas de robótica propõe um trabalho com as equipes da Semed e IFPR, que integram os cursos de nível técnico na área de informática e a graduação de nível superior em Ciências da Computação. O treinamento dos profissionais da educação no município é realizado no campus do instituto, dentro de uma carga horária de 12 horas. O conteúdo da capacitação envolve lógica de programação; utilização de softwares livres, sem custo; e construção de material na concepção STEAM e Cultura Maker – metodologia que envolve o protagonismo do aluno.

Da sigla em inglês, STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – metodologia que envolve o uso da tecnologia dentro dos espaços escolares. A temática está presente na Proposta Pedagógica Curricular do Ensino Fundamental em Pinhais, que traz o conceito de Pensamento Computacional.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress