A Prefeitura de Curitiba está nos preparativos finais para apresentar seus atributos como cidade inteligente e inovadora na 11ª edição do Smart City Expo World Congress, maior evento internacional sobre cidades e soluções urbanas inteligentes, entre 15 e 17 de novembro, em Barcelona (Espanha). O prefeito Rafael Greca será representado pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel.
No dia 16, será entregue o prêmio World Smart City Awards e Curitiba concorre em duas categorias: é uma das seis cidades finalistas na categoria City Award, com a experiência de segurança alimentar da Fazenda Urbana, e o prefeito Rafael Greca é finalista entre as quatro lideranças mundiais em iniciativas de cidades inteligentes.
“Estamos prontos para mostrar o melhor de Curitiba como cidade inteligente, com todos os investimentos que a Prefeitura tem feito para fomentar um ecossistema do futuro em inovação. Acreditamos que inovação só vale quando se torna um processo social”, destacou o prefeito.
Em reunião nesta terça-feira (8/11), Greca definiu os detalhes da participação curitibana no Smart City Expo World Congress ao lado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel; da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; do assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zanin Feijó; e do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira.
Como credenciais internacionais, Curitiba vai a Barcelona com um currículo enriquecido: em 2022 foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF); foi premiada no Smart City Expo Latam 2022 na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade; está no topo do ranking da Corporate Knights como cidade mais sustentável da América Latina ; e foi eleita Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil em 2022 pelo Connected Smart Cities 2022.
Além das duas indicações para a fase final da próxima semana, desde 2018 Curitiba figura entre as cidades de destaque no World Smart City Awards, entregue durante o Smart City Expo World Congress: capital paranaense já foi reconhecida em anos anteriores por propostas como o Plano de Retomada Econômica na pandemia (2021), o Vale do Pinhão (2019) e o programa de Agricultura Urbana (2018).
Maior do mundo
O Smart City Expo World Congress reúne, anualmente, mais de 25 mil participantes de 150 países em um conjunto de feira e congresso. Este ano, o evento realizado pela Fira Barcelona adotou o tema “Cidades inspiradas por pessoas” e vai receber mais de mil expositores e 400 especialistas internacionais para abordar os desafios relacionados à transformação urbana.
O programa do congresso se concentrará em oito temas – economia, tecnologias capacitadoras, energia e meio ambiente, governança, infraestrutura e edifícios, vida e inclusão, mobilidade e segurança.
Smart City Expo Curitiba 2023
A reunião desta terça-feira (8/11) também abordou o andamento da 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, lançada oficialmente em 13 de outubro. O evento, que é versão brasileira do Smart City Expo World Congress, será realizado de 22 a 24 de março de 2023, no Expo Barigui. Com um dia a mais em relação às edições anteriores, terá como tema “Cidades sem fronteiras, conexões sem limites.”
Será o quarto ano que a capital paranaense sedia o fórum internacional de smart cities, com apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, organizado pelo hub de negócios e soluções iCities e chancelado pela Fira Barcelona.
Em 2022, o evento em Curitiba reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de dez países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.