A etapa estadual da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 foi realizada na noite da segunda-feira(07), no auditório do Museu Oscar Niemayer-MON, em Curitiba. A exemplo de 2022, o município de Pinhais foi mais uma vez destaque na premiação de iniciativa do Instituto Áquila e Grupo Bandeirantes. Indicado em quatro pilares, Pinhais conquistou o 1º lugar em Sustentabilidade, além de ser o único município da Região Metropolitana entre os três primeiros colocados em Saúde e Bem-Estar.
Os pilares são extraídos do índice de gestão municipal IGMA do Instituto Áquila, incluindo o inédito Sustentabilidade nesta 2ª edição do Prêmio. Nesta área, Pinhais foi a grande premiada, ao superar Curitiba e Cascavel, que competem na categoria de municípios acima de 100 mil habitantes. No pilar Saúde e Bem-Estar, o município foi o melhor colocado da Região Metropolitana, com o 2º lugar no Paraná, assim como em Eficiência Fiscal, abaixo apenas da capital. Pinhais também garantiu o pódio no IGMA (Índice Geral Municipal Áquila), com a 3ª posição.
A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado e enalteceu a iniciativa da premiação e o trabalho realizado no município. “Quero dividir esse prêmio com toda a minha equipe, mas, acima de tudo, com todos os nossos servidores e servidoras, que não medem esforços para fazer de Pinhais um lugar cada vez melhor de se viver, em todas as áreas. Em nosso plano de governo, as pessoas são prioridade absoluta, é preciso trabalhar muito para cuidar das pessoas. Esse prêmio é uma ferramenta de gestão fundamental. Há sete meses no cargo de prefeita, tenho colhido frutos importantes, de uma construção coletiva dessa cidade”, declarou.
Meio Ambiente de forma integrada
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, destacou o trabalho na área ambiental. “Essa premiação é resultado de muito trabalho e compromisso com a cidade, no cuidado dos nossos rios, embelezando parques, bosques e praças, recompondo a mata ciliar, ações na gestão de resíduos, defesa animal, monitoramento constante de irregularidades ambientais, entre outros projetos de Educação Ambiental. Vale destacar a importância do apoio da Administração e a parceria das outras secretarias e entidades para alcançarmos esse resultado”, agradeceu.
Para traduzir, mostrar e identificar a realidade dos municípios, utiliza-se o resultado da plataforma IGMA, presente no site: igma.aquila.com.br. A versão 2022 da plataforma evoluiu de 41 para 62 indicadores ao todo, permitindo que a tecnologia ofereça dados mais detalhados para análises das cidades do Brasil. Segundo o Instituto Áquila, o fundamento da função gerencial da plataforma está em permitir realizar análises comparativas para direcionar e impulsionar o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. Para tornar possível essa comparação entre as cidades ou mesmo entre os pilares, projetou-se um único índice capaz de traduzir dados, compará-los e dispô-los em uma escala final que varia de 0 a 100.
Com a premiação, Pinhais está classificada para a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, que será realizada em Brasília no final de novembro. O representante do Instituto Aquila, Guilherme Ribas, exaltou os gestores municipais. ”Para nós é uma imensa satisfação poder premiar as melhores práticas de gestão pública e poder ver que existem governantes que querem mudar a gestão pública do Brasil, e é isso que é importante para nós. Ver essa nova safra de pessoas que querem, com a gestão, melhorar a vida da população. Temos um mantra no instituto que diz: ‘a excelência vem da gestão pública’. Esse é o grande legado que nós temos que levar”, finalizou.
Presenças
Além da prefeita Rosa Maria, participaram do evento os secretários e secretárias municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Joãozinho Ribeiro, Paulão e Pioco; a ex-prefeita de Pinhais, Marli Paulino; autoridades do Governo do Estado e de diversos municípios paranaenses; profissionais do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila; demais espectadores.
Pilares com presença de Pinhais
IGMA (Índice Geral Municipal Aquila)
1º Curitiba
2º Cascavel
3º Pinhais
EFICIÊNCIA FISCAL
1º Curitiba
2º Pinhais
3º Toledo
SUSTENTABILIDADE
1º Pinhais
2º Curitiba
3º Cascavel
SAÚDE E BEM ESTAR
1º Cascavel
2º Pinhais
3º Maringá
Para a prefeita Rosa Maria a premiação representa um indicativo de que a cidade de Pinhais está no caminho certo
Em entrevista exclusiva concedida a jornalista Vanessa Souza, do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, a prefeita Rosa Maria afirmou que a gestão recebe as premiações de forma muito positiva, pois, representam as boas práticas e diretrizes da administração, um indicativo de que se está no caminho certo. “É muito positivo receber esse reconhecimento. Representa que nossas diretrizes estão apontadas para o caminho certo. O interessante dessa premiação é que atua com indicadores de qualidade em diversas áreas, o que termina por nortear a gestão para a busca da eficiência para, cada vez mais, atender melhor a população”, afirmou.
O 1º. lugar em Sustentabilidade foi recebido, especialmente, com muita alegria pela gestão. “Essa indicação, em particular, nos trouxe muita felicidade. Afinal, buscamos promover a sustentabilidade em todas as áreas da gestão, desde saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico até assistência social. As secretarias atuam de forma integrada tendo como norte a sustentabilidade. Não é mais possível promover desenvolvimento ou implementar alguma política pública sem considerar a sustentabilidade. Nos dias atuais, não é mais concebível promover o desenvolvimento em qualquer área sem sustentabilidade”, completou.
ECO Ponto
Indagada pela reportagem se os recentes projetos na área de Meio Ambiente, a exemplo do ECO Ponto e da entrega dos trinta triciclos a coletores de material reciclável, teriam sido impactantes para a premiação, a prefeita ressaltou a importância de tais iniciativas. “Sem dúvidas, os recentes projetos também impactaram. São iniciativas que receberam muitos elogios, a exemplo do funcionamento do ECO Ponto aos sábados, facilitando a vida da população. A entrega inicial de trinta ciclomotores aos coletores de material reciclável, também, em substituição à tração animal, que deverá ser banida na cidade por meio de legislação”, concluiu.
Estas recentes iniciativas poderão até servir de modelo a outros municípios. “Normalmente, é o que acontece. Quando uma iniciativa torna-se um case de sucesso, a tendência é replicarem-na em outros municípios. Ações e projetos inovadores também envolvem o compartilhar de ideias a outras cidades. É muito satisfatório ser referência, mas, acima de tudo, é mais importante bem atendermos o povo em suas demandas e aspirações”, pontuou.