O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, deu posse no dia 25 de outubro, terça-feira, à primeira conselheira-substituta da história da Corte. Muryel Hey passou a ser a sexta integrante do corpo de conselheiros-substitutos do TCE-PR.
Camargo lembrou a importância do fato, destacando que esta é a segunda barreira que as mulheres rompem dentro da instituição, já que o Ministério Público de Contas (MPC-PR) tem quatro procuradoras entre seus integrantes. “Falta agora uma representante feminina entre os conselheiros”, destacou, pedindo que “Deus continue iluminando os caminhos de nossas mulheres”.
Numa breve manifestação após ter assinado o termo de posse, Muryel destacou o fato de estar voltando à sua cidade, já que atuava junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO); ressaltou o simbolismo do ato, manifestou seu desejo de contribuir com a instituição e disse que torce para que cada dia mais mulheres ocupem cargos no poder público.
A nova conselheira-substituta estava acompanhada pelo marido, Lucas; o filho, Vicente; e a mãe, Ruth. Participaram da posse, realizada no Gabinete da Presidência, o conselheiro Ivens Linhares, os conselheiros-substitutos Cláudio Augusto Kania, Livio Sotero Costa, Tiago Alvares Pedroso, Thiago Barbosa Cordeiro e Sérgio Valadares Fonseca; e os procuradores do MPC-PR Flávio Berti e Gabriel Guy Léger. O termo de posse, com base no Decreto Estadual nº 12.381, do último dia 14, foi lido pelo diretor-geral do TCE-PR, Lúcio Flávio Batalha.
Currículo
Nascida em Curitiba, Muryel Hey tem 38 anos. É formada em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui pós-graduação em Direito Constitucional, pelo Instituto Prominas; e, desde abril deste ano, está cursando mestrado em Direito e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Muryel atua no serviço público desde setembro de 2012, quando, aprovada em concurso, ingressou no TCM de Goiás, no cargo de auditora de controle externo. Ela permaneceu no TCM-GO até ser nomeada conselheira-substituta do TCE-PR, após aprovação em concurso público. Naquela Corte, ela trabalhou em gabinetes de conselheiros, elaborando minutas de votos relativos a processos de contas de municípios (Executivo, Legislativo e fundos), além de acompanhar as decisões do TCM-GO em assuntos relativos às contas de gestão e análise de contratos firmados com o poder público municipal.
Entre dezembro de 2017 e novembro de 2020, Muryel foi auditora de Controle Interno na Controladoria-Geral do Distrito Federal, onde exerceu o cargo de diretora de Tomada de Contas Especial e trabalhou na Diretoria de Gestão de Riscos e Compliance.
Antes de ingressar no serviço público, Muryel trabalhou como advogada autônoma nas áreas cível, trabalhista e tributária. Estagiou em escritório de Contabilidade e em entidade do terceiro setor, tendo sido ainda assistente administrativa em empresa do ramo de pinturas. Fluente em inglês, foi recepcionista de restaurante de hotel em Londres entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007.