Em outubro, comemoramos o mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. E a Unidade da Saúde da Mulher com o Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde prepararam uma programação especial.
Entre as ações, palestras informativas de atenção e diagnóstico precoce e aspectos adicionais que fortalecem e integram o autocuidado, como alimentação saudável e preventiva; uso medicinal de plantas com ação anti-inflamatória, antioxidante e relaxante; receitas de cosméticos naturais; geoterapia; consumo de PANC (plantas alimentícias não convencionais); práticas integrativas e complementares em saúde.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), por meio de uma boa nutrição, atividade física e gordura corporal adequada é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é também um fator protetor.
Entidades do setor público e privado apoiaram este trabalho, sendo elas: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia), Hipermercado Rio Verde (Unidade Santa Terezinha), Gonzalo Alimentos e A Granel Produtos Naturais.