A Prefeitura de Curitiba, representada pelos secretários municipais da Educação e de Defesa Social e Trânsito, apresentou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba, no dia 19 de outubro, o Programa Conhecer para Prevenir (CPP), que orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios.
Coordenado pela Defesa Civil de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o programa conta com treinamento e simulados periódicos ofertados em Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, apresentou o programa aos vereadores e agradeceu a oportunidade de falar sobre uma iniciativa a favor da vida. “Já tivemos unidades educacionais que foram acometidas com algum tipo de emergência em que o CPP garantiu a vida de nossas crianças, estudantes e profissionais”, relatou.
Segundo Bacila, a execução do programa Conhecer para Prevenir se consolidou dentro da rede municipal a ponto de se tornar referência para outras instituições. “O programa é uma referência para as escolas e para a rede privada, que nos procura para conhecer nossa prática. O CPP é orgulho de Curitiba, a cidade educadora”, finaliza a secretária.
Respondendo as perguntas elencadas pelos vereadores, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, disse que as escolas estão preparadas para todos os tipos de eventos adversos. “Antes que uma tragédia possa acontecer, nós nos antecipamos e preparamos nossas crianças e professores”, reforçou Matos.
O coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro, destacou que o trabalho realizado vai além dos simulados e abrange um conjunto de treinamentos que são revisados de forma constante. “Hoje todas as escolas municipais possuem sua própria brigada de incêndio e estão preparadas para diversas outras situações de emergência, acredito que somos os únicos no país com essa preparação em toda a rede de ensino”, diz Ribeiro.
Além de aprender como reconhecer os perigos e abandonar os espaços com risco, os profissionais da educação, integrados ao programa, participam de cursos de combate a incêndios e primeiros-socorros. As principais ações do projeto, além dos simulados realizados com os estudantes, são as reuniões periódicas com o corpo docente e funcionários das instituições educacionais e a sensibilização dos pais.
Ao todo, 36 vereadores estavam presentes em plenário. Participaram também os chefes de núcleo e servidores da Educação, da Defesa Civil e da Defesa Social.