O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, certificou 24 guardas municipais de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na 3ª edição do Curso Básico de Inteligência Municipal de Segurança Pública (CBIMSP). O evento aconteceu no dia 21 de outubro, sexta-feira, no Salão Brasil, da Prefeitura.
A iniciativa integra as ações do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin) e é ofertada pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito, através do Departamento de Inteligência (DTI) e do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba – Comandante Emérito Insp. GM Odgar Nunes Cardoso.
“Hoje todo o evento e ação que ocorre em Curitiba, somos municiados de informações de inteligência para que possamos fazer a tomada de decisão em prol da população. É um trabalho contínuo e fundamental”, relatou o Pimentel.
O prefeito em exercício também destacou o compromisso de integração com a RMC. “Estamos fazendo a integração e a gestão de informações com os municípios vizinhos. Temos a Muralha Digital, uma grande estrutura de trabalho que está à disposição dos municípios irmãos para o combate ao crime e o enfrentamento dos problemas de segurança pública, que é de todos nós”, afirmou.
Participaram do curso as guardas municipais de São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Araucária, Quatro Barras, Mandirituba e Colombo. A cidade de Fazenda Rio Grande recebeu o curso em outra edição.
Iniciativa
Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, o objetivo do curso é qualificar e capacitar os agentes para aprimorar os conhecimentos, doutrinas, metodologias, habilidades e técnicas, além de promover a integração e o network entre os órgãos de segurança pública municipal.
“Estamos consolidando o plano de governo, que é a integração entre os municípios da RMC. É um momento de muita alegria, já que esses GMs ao retornarem às suas instituições, estarão levando a essência da atividade de inteligência que irá promover a facilitação do processo decisório para os seus prefeitos”, disse Matos.
O agente da Polícia Federal, Luiz Carlos Custódio da Silva, que foi o primeiro diretor do DTI, falou da alegria de participar do momento. “É uma honra e um privilégio estar aqui, prestigiar essa formatura e encontrar amigos. Hoje os municípios são um celeiro de informações para a segurança pública”, afirmou Custódio.
A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL) contou que foi a primeira mulher a integrar o setor de inteligência na Polícia Militar do Paraná, e teve experiências internacionais como agente da Interpol na área de inteligência. “É o trabalho da inteligência que traz a verdade e vai a fundo em uma investigação”, destacou a vereadora.
O delegado de polícia, Tito Barichello, eleito deputado estadual na última eleição, parabenizou o trabalho da Guarda Municipal de Curitiba.
“Como delegado me utilizei diversas vezes das informações da Guarda Municipal, que em Curitiba tem uma atuação ímpar. Esse trabalho de inteligência não aparece para todos, mas faz diferença para a sociedade”, reforçou o delegado.
Presenças
Participaram da cerimônia os vereadores Serginho do Posto (União) e João da 5 irmãos (União); o administrador Regional do Cajuru, Narciso Doro Junior; a administradora da Regional da Matriz, Rafaela Lupion; o superintendente Executivo de Defesa Social e Trânsito, José Neto Semmer; o diretor do DTI, Antônio Reginaldo Moreira da Silva; o inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Gilberto Oliveira; o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Laertes Andreatta; o comandante da Guarda Municipal de Colombo, Thiago Skau; o secretário de segurança de São José dos Pinhais, Jefferson de Souza; o secretário de Segurança e Trânsito de Pinhais, Anderson Mendes de Araujo e demais comandantes e integrantes das guardas da Região Metropolitana.