O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, parabenizou a Prefeitura e a todos os participantes e organizadores da 2ª Oktobeerfest Pinhais, realizada nos dias 8 e 9 últimos. ”A festa foi um sucesso, já se consolidando no calendário de eventos do município. Parabéns a Prefeitura, a ACIPI, que apoiou, aos empreendedores participantes, com food trucks, as nossas cervejas artesanais da Rota da Cerveja, e ao público, que compareceu em peso. Foram dois dias de festa com muito público presente, inclusive, vindo de cidades vizinhas. Os shows musicais, de muita qualidade, também contribuíram para atrair o público. Enfim, foi um grande evento que só traz orgulho para Pinhais, além de gerar renda, arrecadação, de movimentar a economia e o turismo. Tenho certeza que, dentro de poucos anos, Pinhais será reconhecida como a cidade da Oktobeerfest na Grande Curitiba. O evento já se consolida e só fortalece o turismo, nossa economia e a imagem do município lá fora”, comemora o presidente Marcinho.
Vereador Aparecido Sanches homenageia professores pela passagem do Dia do Professor
O vereador Aparecido Sanches homenageou os professores, que têm seu dia comemorado em 15 de outubro, ao discursar na tribuna. Filho de professora e marido de professora, o vereador ressaltou a palestra promovida pela Prefeitura com o escritor e palestrante Mário Sérgio Cortella, na segunda-feira, no Expotrade, em homenagem aos professores. ”Ontem, assistimos a uma palestra muito motivadora com o Cortella, paranaense de Londrina, no Expotrade. A educação é a principal ferramenta de transformação do país, de uma sociedade. Os professores deveriam ser os profissionais mais valorizados entre todos. São eles que transformam crianças e jovens em cidadãos de bem”, destacou.
Incentivo à leitura
O parlamentar pontuou que sente grande carinho pelos professores que teve, em especial, por uma professora que o incentivou a ler, começando por gibis. ”Essa querida professora disse a minha mãe para comprar gibis para mim, que isso iria me gerar o gosto pela leitura. E, de fato, comecei lendo gibis e não parei mais, indo para os livros e sou leitor assíduo até hoje”, pontuou.
Sacerdócio
Ainda acrescentou que é filho de professora e de ex-diretor de escola, em Curitiba, e, também, marido de uma professora da Educação Especial, em Pinhais. ”Vi o trabalho da minha mãe, de dedicação, e o da minha esposa, que fica até tarde da noite, em casa, preparando aulas. Parabenizo a todos os professores, em especial, os de Pinhais, que fazem da nossa educação municipal uma referência. Que Deus os abençoe para seguirem firmes nesta profissão que considero uma sacerdócio”, valorizou.
Vereador Binga discursa sobre Dia das Crianças e Dia do Professor
O vereador Binga, nas Explicações Pessoais, lembrou de duas datas comemorativas do mês: o Dia das Crianças, em 12 de outubro, e o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. ”Primeiramente, lembrando o Dia das Crianças, é muito bom ver que, atualmente, as crianças são mais valorizadas. Muitos estão lutando por uma vida mais digna às crianças, principalmente, às menos favorecidas. Tem muita gente preparando eventos, festas, para o Dia das Crianças, também, sabendo que isso é importante a elas, levar um carinho, um doce, um agrado a elas na data“, observou.
Sobre o Dia do Professor, concordou com Aparecido Sanches, dizendo que Professor é uma profissão de suma importância. ”Tive o privilégio de, ao chegar em Pinhais, contar com uma professora, em especial, a professora Leonilde, e uma diretora de escola, a Dona Eloiza, que me incentivaram muito nos estudos. ”Eu e meu irmão éramos largados, não havia quem nos incentivasse. Minha mãe era analfabeta, não podia me dar orientação sobre os estudos e, meu pai, um boêmio, trabalhador, mas, boêmio. Então, essa professora me levou para a alfabetização com tanto carinho que mudou a minha vida. Se não fossem elas, a diretora, também, o que seria de mim e do meu irmão, que estávamos largados, não recebíamos incentivo dos pais? Seria o cemitério, o caixão, logo cedo”, contou.
Participação dos pais
Binga acrescentou sobre a importância da participação dos pais para o desempenho dos filhos na escola. ”Ontem, estive no velório de um amigo meu, morto aos 45 anos, e conversávamos com primos do falecido, professores. E comentávamos sobre a falta de respeito dos alunos para com os professores. Antigamente, colocavam os alunos de castigo e havia mais respeito. Hoje em dia, até os pais ficam bravos com os professores se estes lhes pedem mais apoio deles. Os pais precisam entender que não dá pra deixar tudo por conta dos professores, que os pais precisam participar, fazer a parte deles, também”, colocou.
Arnaldo do Vizinho Solidário salienta entrega de trinta ciclocoletores a profissionais da reciclagem
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário explanou sobre projeto de lei aprovado na Casa, de iniciativa do Poder Executivo Municipal, que acaba de ser executado. Trata-se da entrega de trinta ciclo coletores, no Centro da Juventude, para auxiliar o trabalho dos coletores de materiais recicláveis do município. ”Hoje, a Prefeitura realizou a entrega no Centro da Juventude. Os ciclocoletores são triciclos com uma carretinha atrás, são muito bons para facilitar o trabalho dos profissionais da reciclagem. Antes, os coletores andavam arrastando beg e alguns usavam animais puxando carroça. Aliás, no nosso município não será mais permitido o uso de animais”, explanou.
O vereador acrescentou que a Prefeitura deverá contemplar mais coletores com a entrega dos ciclocoletores e que a Casa está votando projeto, nesta sessão, para melhorar o projeto inicial. ”Animais não poderão mais ser usados para puxar as carroças. Parabenizo os vereadores que votaram favoravelmente a este projeto, também, a prefeita e as secretárias de Meio Ambiente, da Saúde, da Assistência Social e do Desenvolvimento Econômico por este importante projeto”, parabenizou.
Ecoponto
Outra ação salientada foi realizada no sábado, dia 8, no Cemei Aprendendo e Crescendo. “A Secretaria de Meio Ambiente fez a excelente ação ambiental de educação, ensinando a não descartar resíduos na beira dos rios, em terrenos baldios e outros locais impróprios. O pessoal do Meio Ambiente fez uma apresentação excepcional. Inclusive, mais um Ecoponto será disponibilizado ao lado do CEMEI Crescendo e Aprendendo para descartes de materiais recicláveis, uma demanda de vereadores aqui da Casa que foi atendida. Aproveito para agradecer a prefeita por esse Ecoponto”, valorizou.