Adolescentes contratados como aprendizes pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Prefeitura de Curitiba visitaram a Fazenda Urbana, no dia 22 de agosto, segunda-feira. Eles conheceram o espaço destinado à educação para prática da agricultura sustentável nas cidades, que é coordenado pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Divididos em dois grupos, pela manhã e à tarde, os jovens tiveram um roteiro guiado para conhecer toda a estrutura da Fazenda Urbana, onde receberam informações sobre prática da agricultura sustentável incluindo áreas de cultivo, estufas e espaço de compostagem, assim como a cadeia produtiva e as profissões envolvidas.
A visita foi uma ação comemorativa ao mês da aprendizagem profissionalizante, em agosto, de acordo com a diretora de Qualificação e Relações do Trabalho, Melissa Cristina Alves Ferreira.
“O que eu mais gostei foi que eles mostraram cada planta, como irrigar e como cuidar, além de falarem sobre as profissões. Isso foi o que mais me chamou atenção”, disse Beatriz Liliane Sena da Silva, 18 anos, que trabalha há um ano e meio no Núcleo da FAS da Regional Portão.
Eduardo Henrique Assis Calaça, 17 anos, que é aprendiz da Setran, também gostou de conhecer a Fazenda Urbana. “Eu aprendi algumas coisas que eu não sabia, pude ter um entendimento maior, uma noção sobre os vegetais, legumes e verduras”, explicou.
O adolescente gostou de conhecer a técnica da compostagem e os vários temperos. “Fiquei curioso e me deu vontade de fazer alguma comida com os temperos que foram apresentados.”
A Fazenda Urbana
Inaugurada em 2020 ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a Fazenda Urbana de Curitiba é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. Durante o passeio, o visitante tem uma experiência vivencial das principais etapas do ciclo alimentar.
Em uma área de 4.435 m², a Fazenda Urbana reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. São dezenas de variedades agrícolas orgânicas cultivadas em hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs).
O complexo conta ainda com central de compostagem de resíduos orgânicos do Mercado Regional Cajuru, banco de alimentos para o Mesa Solidária.
A Fazenda integra o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba, que compreende 115 hortas e os Jardins de Mel.