Foto: Bruno Oliveira
Descendentes e outros visitantes aproveitaram a culinária típica
No domingo, dia 31 de maio, aconteceu em Piraquara a 14ª Festa Trentina, com um cardápio típico italiano, homenageando os imigrantes trentinos que chegaram ao município em 1878. A Festa aconteceu no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. Todos os anos, a comunidade se reúne para celebrar a tradição do povo que escolheu o município como a morada de suas famílias.
O Prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, conta que “a Colônia nasceu há mais de 130 anos com a chegada dos italianos, famílias tradicionais que já se espalharam pelo Paraná e pelo Brasil”. Para Tesserolli promover a festa em parceria com o Circolo Trentino é uma grande satisfação. “Poder oferecer uma volta às origens para tantas famílias, e o povo piraquarense, é motivo de alegria e de orgulho”, concluiu.
Os visitantes puderam conhecer um pouco da tradição da cultura italiana mantida na região pelos descendentes dos imigrantes. O evento começou com a missa, celebrada pelo Padre Zago, do município de Pinhais, em homenagem à Nossa Senhora da Assunção, a padroeira da Colônia. Depois da missa, os mais de 400 visitantes aproveitaram o cardápio trentino, com ingredientes produzidos na Colônia, da mesma maneira que os imigrantes faziam. O prato foi muito bem servido com queijo frescal assado na pedra, polenta cremosa, risoto de frango caipira, frango frito ao molho e saladas verdes. Para acompanhar, uma deliciosa sobremesa, sagu de vinho com creme de baunilha. Para combinar com este almoço italiano, vinho e muita conversa com amigos e família. Visitantes de outros municípios aproveitaram a festa e aprovaram o cardápio.
Sandra Zunino, de Balsa Nova, conta que “a Festa Trentina é famosa, já vim algumas vezes, e a comida é uma delícia, muito bem feita, muito gostosa, o queijo foi feito hoje às 6h da manhã para ser frito agora, a organização é bem empenhada”. Para os piraquarenses a comemoração das tradições também é importante. “E participo sempre, desde a primeira. Eu casei aqui e descobrimos que tínhamos uma cultura, minhas filhas são descendentes trentinas e por isso passamos a ficar mais preocupados com relação à questão cultural. A festa veio resgatar isso, e tudo o que já foi feito no município, também em outras administrações, com relação à cultura. Então hoje estamos resgatando aquilo que perdeu, pois passaram muitos anos com os italianos aqui e praticamente ninguém sabia de onde era, e hoje a Festa está trazendo isso, o contato com a Itália, essa proximidade”, declara Edson d’Almeida, de Piraquara.
Para encerrar a festa, uma apresentação de dança típica italiana, com o grupo Primo Amore, encantou a plateia.