Unidade de Saúde da Mulher realiza Semana do Aleitamento Materno

Unidade de Saúde da Mulher realiza Semana do Aleitamento Materno

pinhais02

 

Durante a ação, a Unidade trabalhou diversos temas, sendo o público-alvo as doadoras de leite materno do município

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde preconizam que o aleitamento materno seja mantido até dois anos ou mais de idade, e que ele seja o alimento exclusivo até os seis meses de vida. E com o intuito de reforçar a importância da amamentação, a Unidade de Saúde da Mulher de Pinhais realizou a Semana do Aleitamento Materno.

Durante a ação, a Unidade trabalhou diversos temas, sendo o público-alvo as doadoras de leite materno do município. “Semanalmente deslocamos um técnico em enfermagem, que se dirige até as residências das doadoras, onde acontece a orientação no cuidado com as mamas, com a amamentação dos bebês e a forma adequada de coleta e armazenamento do leite para doação”, explica a coordenadora da US da Mulher, Silmara Galvão.

Segundo Silmara, a cada semana são coletados 6 litros de leite materno. O leite doado é recolhido e armazenado adequadamente até ser entregue ao Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. O material doado atende recém-nascidos internados nas UTI’s de pelo menos três hospitais. Além disso, trata-se de uma tentativa de manter equilibrados os estoques da instituição, já que para lá são encaminhados os pequenos pacientes nascidos no município de Pinhais, quando há necessidade.

Homenagem

Também como atividade da Semana, a US da Mulher realizou o “Encontro das Doadoras de Leite Materno de Pinhais”, momento em que elas foram homenageadas. “As doadoras receberam um lindo certificado de reconhecimento e agradecimento pelas preciosas doações de leite materno e seus bebês receberam presentinhos”, conta Silmara.

Mãe de duas meninas, uma de 12 e outra de 1 ano e 4 meses, Patrícia, moradora do bairro Maria Antonieta, é doadora desde que amamentava sua primeira filha. “É algo tão bom, ajuda tanta gente e não custa nada”, comenta Patrícia.

Aleitamento materno

O leite materno é considerado por especialistas o alimento mais completo para o bebê. Nele, estão contidas todas as proteínas, vitaminas e gorduras necessárias para o completo e correto desenvolvimento da criança. Contém ainda anticorpos e glóbulos brancos, essenciais na proteção contra doenças. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação com a mãe.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança. Cabe destacar que em Pinhais, além das campanhas pontuais, durante todo o ano reforça-se o incentivo ao aleitamento materno.

Doação de leite materno

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Rede de Apoio ao Aleitamento Materno em Pinhais

A Rede multiprofissional de saúde no apoio, promoção e fortalecimento ao Aleitamento Materno em Pinhais foi criada em novembro de 2013. Diferentes profissionais estão envolvidos com a iniciativa, que tem como objetivos:
– Capacitar e multiplicar os conhecimentos sobre o Aleitamento Materno na rede apoio para atuação nos equipamentos de saúde do município;
– Sensibilizar profissionais das equipes de saúde e multiplicadores para atendimento as gestantes e nutrizes, no sentido de promover e prestar assistência à amamentação na Unidade de Saúde e/ou domicílio;
– Envolver todas as Unidades de Saúde da Família do município, com dois profissionais “sentinelas ‘’por Unidade.

Serviço

A Unidade de Saúde da Mulher fica na Rua Sete de Setembro, 205, no Centro. Telefone: 3912-5384 ou 3912-5344. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress