Posteiros dos Mananciais mantem tradições gaúchas vivas em Pinhais

Posteiros dos Mananciais mantem tradições gaúchas vivas em Pinhais

Em Pinhais, nos anos 80, o baile gaúcho era um evento cotidiano mais comum, fazendo parte da diversão das pessoas

A cultura gaúcha, seja na versão mais moderna ou tradicional, já viveu dias melhores aqui na Região Metropolitana de Curitiba. Em Pinhais, nos anos 80, o baile gaúcho era um evento cotidiano mais comum, fazendo parte da diversão das pessoas. Muitos desse tradicionalismo vem desaparecendo.

No entanto, traços das tradições gaúchas como o chimarrão ainda continuam muito presentes entre as pessoas. Os CTGs, local de preservação das tradições gaúchas, lutam com muita dificuldade para manter essas riquezas. Essa não é uma lida fácil.

Em Pinhais, o Posteiros dos Mananciais, criado há alguns anos, de uma forma muito aguerrida se embrenha nessa batalha. No fim de semana do dia 09 de julho, após realizar, na sexta-feira, a Tertúlia, o grupo se organizou e participou também da festa junina da Paróquia da Vila Perneta. Um bom exemplo de integração das duas culturas.

A festa era junina mas a carne era a famosa costela de chão, uma das marcas do gauchismo. A carne que não é fraca, tem sido um bom meio de fazer as tradições gaúchas se manterem vivas e presentes no cotidiano das pessoas. Ao redor da costela, o chimarrão, a dança gaúcha com suas prendas e peões. Cena bonita de ver, a madrugada colorida com o vermelho do fogo que faz dessa carne suculenta, um elo de integração, religião e amizade entre as pessoas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress