Trabalho, crianças e adolescentes não combinam. Em São José dos Pinhais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), apoia e desenvolve ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de âmbito nacional, o qual articula um conjunto de ações visando proteger e retirar crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, das práticas de trabalho infantil (precoce).
O PETI, de natureza intersetorial, é executado com a participação do poder público e da sociedade civil, que deve articular um conjunto de ações integradas e complementares. Em São José dos Pinhais, fazem parte da equipe de referência do Programa as secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Trabalho, Emprego e Economia Solidária, além dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e Núcleo Regional de Educação.
Com o objetivo de ampliar a divulgação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), diversas ações são realizadas no município, como blitz educativa e conversa com a comunidade nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Desde o dia 13 de julho, estava disponível no Portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov.br), votação popular para escolha do nome do mascote do PETI, sendo três opções: Pétinho, Sebastian e Zéquinha. Foram quase 11 mil votos em uma disputa acirrada entre os dois últimos nomes, com diferença de apenas 11 votos no final. Então, o nome escolhido para o mascote, confeccionado pela Secretaria Municipal de Cultura, foi SEBASTIAN, com 39% dos votos (4.132).
É mais uma iniciativa para humanizar e fomentar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em São José dos Pinhais.