O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, salienta o início do projeto Operação Inverno, em 2022, com a chegada do inverno, no último dia 21.
“A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o projeto Operação Inverno, com ações nas ruas do município, quando os termômetros indicam 9 graus ou menos. A iniciativa começou no ano de 2021, quando constatou-se a necessidade de um trabalho articulado e com ações para este atendimento. Esta é uma iniciativa que serve de exemplo aos demais municípios, pois, a população de rua também tem direito a cidadania e deve receber toda atenção do poder público. Vale ressaltar que a Assistência Social do município é bastante atuante, uma área que recebe grande atenção e esforços, principalmente, em tempos de maiores dificuldades sociais e econômicas como tivemos por causa da pandemia. A gestão municipal tem se destacado por atender de forma igualitária a toda população de Pinhais, desde bebês e crianças até a idosos, passando pela população de rua, e também, grande dedicação à causa animal. Meus parabéns à gestão por dar o exemplo de que o cuidado e atenção a todas as formas de vida é importante para que uma cidade ofereça, realmente, qualidade de vida”, salienta.
Realizado pelas equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o serviço especializado de abordagem social de pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade decorrente das baixas temperaturas em Pinhais, que estejam em situação de rua e que utilizem espaços públicos como forma de sobrevivência. Para tanto, com base na previsão do tempo do SIMEPAR, a equipe realiza constantemente rondas e buscas para identificar essas situações.
No caso de situações emergenciais de saúde, os técnicos acionam o atendimento de urgência (SAMU). Já nas circunstâncias envolvendo crianças e menores de 18 anos, quando desacompanhadas dos pais e/ou responsáveis, entram em contato com o Conselho Tutelar.
Os percursos são realizados durante o período noturno, pois é neste horário em que as temperaturas ficam abaixo de 9 graus e, segundo orientações técnicas da Defesa Civil, é considerado de risco hipotérmico. Ao realizar o primeiro contato, são verificadas as demandas emergenciais destas pessoas, há a oferta de acolhimento institucional para local conveniado à Semas, com o intuito de retirar o usuário da situação de vulnerabilidade, além da entrega de cobertores, lanches, entre outros itens.
A equipe conta com dois educadores sociais e um técnico de nível superior para a execução do serviço, além disso, são disponibilizados dois veículos oficiais para acompanhar a ação.
Atuação do setor de Média Complexidade
A Proteção Social Especial (PSE), por meio da Média Complexidade, é destinada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Além disso, conforme a Tipificação Nacional (Resolução 109/2009) a PSE de Média Complexidade contempla ainda Serviço Especializado para pessoas em situação de rua. As ações são ofertadas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que é uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal, localizada de forma estratégica no centro de Pinhais desde 2009, para facilitar o acesso da população atendida.
A Semas promove outras ações em prol da pessoa em situação de rua:
– Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem a finalidade de assegurar atendimento e acompanhamento das demandas.
– Serviço Especializado em Abordagem Social: a abordagem realiza busca ativa para identificar nos territórios situações de rua, entre outras questões sociais.
– Plantão Social: o Creas oferta ainda atendimento por meio de plantão que ocorre no período noturno, finais de semana e feriados.
Para o atendimento do Creas ligue 99233-0190 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Plantão Social: 99206-3843 (segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, finais de semana e feriados atendimento 24 horas).
Arnaldo do Vizinho Solidário destaca requerimento sobre recursos para o Banco de Ração
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário comentou, no Grande Expediente, sobre requerimento ao Poder Executivo Municipal para incluir no Orçamento Municipal recursos ao Banco de Ração.
”Já conversamos com o secretário de Finanças, José Pedrosa, e com a secretária de Meio Ambiente sobre essa necessidade. O Banco de Ração foi incluído em emenda ao Orçamento, a LDO está tramitando na Casa e seria providencial destinar recursos no Orçamento para o Banco de Ração porque temos muitas protetoras de animais que recolhem animais das ruas e usam do seu próprio dinheiro para custear despesas com os animais”, defendeu.
Obras na travessia da linha do trem
O vereador ainda agradeceu o empenho do secretário de Obras, Mário Stier, ao atendimento a requerimentos para obras na passagem do trem.
”O secretário nos falou que, muito em breve, as obras serão iniciadas. Estarão fazendo obras para pedestres, principalmente, ao lado do Rio Palmital, incluindo asfalto, iluminação, placas de segurança aos usuários. É muito importante quando o vereador auxilia o trabalho da Prefeitura levando as reivindicações da comunidade e estas são atendidas. Sabemos que cada vereador aqui tem feito sua parte, em sua comunidade, e isso é muito produtivo”, valorizou.
Nas Explicações Pessoais, parabenizou a prefeita Rosa Maria pela gestão, lembrando de evento na quarta-feira da semana anterior para assinatura de convênio com o CIEE, no Centro da Juventude.
”A assinatura deverá beneficiar inicialmente 25 jovens do município, que receberão um benefício que pode ultrapassar meio salário mínimo, chegando a R$1 mil. Eles estão avaliando o município para ver se é possível ampliar o valor”, explanou.
Programa Jovem Aprendiz
Arnaldo ressaltou que o município tem investido em políticas públicas para todas as idades, desde crianças a idosos.
”Temos votado excelentes projetos, aqui. Hoje, por exemplo, votamos a criação do Programa Municipal de Aprendizagem aos assistidos pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social. A matéria tem o objetivo de promover a adequação a legislação municipal para garantir o andamento do Programa Jovem Aprendiz. Vale destacar que os jovens inscritos no Jovem Aprendiz, depois de dois anos, são encaminhados para cursos técnicos e faculdades. Um projeto muito importante que votamos, hoje, aqui”, ressaltou.