No dia 22 de junho, quarta-feira, os diretores dos jornais filiados a Associação dos Jornais do Interior do Paraná (Adjori-Pr) participaram de um café da manhã com o governador Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu. O encontro foi uma oportunidade para apresentar oficialmente ao governador o novo presidente da Adjori-Pr, Cidenei Cristian Allembrant, conhecido como “Alemão”, da Folha do Sudoeste, eleito por aclamação, no mês de maio.
Na oportunidade, além da confraternização com o governador, o vice-governador Darci Piana, e o secretário de Estado da Comunicação e Cultura, João Debiasi, foi reafirmado o compromisso de dar continuidade a excelente parceria entre os jornais filiados a Adjori-Pr e o Governo do Estado. Parceria que tem garantido um intercâmbio muito produtivo entre as partes, uma vez que a divulgação das ações do Governo pelos jornais filiados tem sido uma constante, sempre prezando pela seriedade nas informações divulgadas.
Durante o encontro, mais uma vez, o governador Ratinho Júnior e o secretário João Debiasi prestigiaram a Adjori-Pr e os representantes dos jornais impressos demonstrando respeito e valorização a imprensa regional, que faz um jornalismo pautado em levar informação de interesse dos moradores e comerciantes dos municípios onde circulam.
Na abertura do evento, o presidente da Adjori-Pr, Elizio Siqueira, discursou em despedida do cargo, já que o novo presidente eleito, Cidenei Allembrant, deverá tomar posse no dia 26 de junho. Na oportunidade, Elizio, após seis anos no comando da entidade, ressaltou seus agradecimentos ao Governo do Estado, em especial, ao secretário de Comunicação, João Debiasi. ”Nosso Congresso, em maio, felizmente, contou com a presença do secretário Debiasi coroando todo apoio que temos recebido da equipe da Secretaria, demonstrando que valoriza o jornalismo impresso. Adoro trabalhar com jornalismo impresso e quero que continue fortalecido. Inclusive, ontem (21/06), eu e o “Alemão” estivemos em Brasília, com a Secretaria Nacional de Comunicação, e nos foi sinalizado um grande apoio. Assim como a Assembleia Legislativa do Estado tem nos apoiado”.
Bastante entusiasmado, Elizio desabafou: “Falam que os jornais impressos vão acabar, mas, só vejo meu jornal crescer. E ressalto que todos os jornais filiados a Adjori-Pr contam com plataforma digital, um pré-requisito para a filiação”, explicou.
Apoio do Governo
Presente ao encontro dos jornais da Adjori-PR com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o secretário de Comunicação João Debiasi frisou que o apoio do governador aos jornais filiados a Adjori-PR vai além do apoio à imprensa. ”É uma diretriz do Governo apoiar as empresas paranaenses. Os jornais, antes de tudo, são empresas que geram empregos, renda, sustentam famílias”.
Parceria e união no gerenciamento de crises
O governador Ratinho Júnior ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e a imprensa, durante a pandemia. ”Enfrentamos a segunda maior crise no estado com a pandemia, depois da grande geada de 75, que acabou com os cafezais no Paraná, gerando uma crise econômica histórica. E, junto com a pandemia, tivemos a maior crise hídrica no estado em 91 anos, com perdas consecutivas nas safras, além do racionamento de água. Também, houve a epidemia de dengue, enfim, colocamos toda a máquina pública usada a exaustão para atender à população durante esse período crítico. Foi essa união com a imprensa que nos ajudou, levando à população todas as informações necessárias. Bem como a união entre prefeitos, Ministério Público, parlamentares, que nos fez superar”.
Conquista estratégica
Ainda segundo o governador, “não houve brigas, divergências no estado no enfrentamento a crise. Creio que essa união, talvez, seja o maior ativo conquistado no meu governo. Antes, não era assim no estado, havia um ambiente de muitas disputas. Essa conquista é estratégica, não se consegue da noite para o dia. E esse ambiente tornou-se atrativo para investimentos. São R$120 bilhões em novos investimentos e 172 mil empregos gerados durante a pandemia. Temos empresas voltando, inclusive, como a Renault”.
“Que a gente possa ter a alegria de continuar tendo o Paraná como o melhor estado para se viver, um estado moderno e inovador que segue transformando a vida das pessoas. E que a Adjori-Pr mantenha o compromisso, não com o governador, mas, com o estado do Paraná“, destacou.