A Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) promoveu, no dia 21 de junho, terça-feira, uma palestra de introdução à filosofia LEAN, um conjunto de técnicas e aprendizados que visam minimizar desperdícios e sistematizar a resolução de problemas. Em formato híbrido, a palestra foi realizada nas dependências da Ejud-PR, no Centro Cívico de Curitiba, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Escola.
“Onde tem processo, tem oportunidade de melhoria. Essa é a base da filosofia LEAN. Assim como nós buscamos melhorar o atendimento aos nossos clientes a cada dia na Volvo, eu acredito que dentro dos órgãos públicos nós também temos essa oportunidade”, conta o palestrante Plínio Nobuo Sasaya, Lean Coach da Volvo do Brasil e referência internacional em aplicação da filosofia LEAN.
“Nós temos procurado expandir nossa forma de pensar dentro da Ejud-PR, trazendo também conceitos da iniciativa privada, conceitos de eficiência, de otimização da gestão”, afirmou o presidente da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira. Colaboradoras e colaboradores do TJPR lotaram o auditório para participar da formação. “É uma alegria para nós ver representantes de todas as unidades preocupados com a otimização de custos e melhora de processos dentro do nosso Tribunal”, conclui o magistrado.
Aumentar a eficiência da Corte paranaense e usar racionalmente os recursos à disposição são pilares da gestão do Tribunal de Justiça, aliados à oferta de capacitação a servidoras, servidores, magistradas e magistrados da instituição. A Ejud-PR atua no sentido de oferecer conhecimento voltado à solução dos problemas que a Justiça estadual enfrenta.