por Noelcir Bello
Na noite da última quinta-feira, dia 28 último, membros da Executiva, filiados e simpatizantes do PSC Pinhais se reuniram no salão de eventos do Vereador Passarinho (PSC), no bairro Maria Antonieta. Estiveram presente também o ex-vereador Marinho (atual Secretário Estadual da sigla) e o Deputado Estadual Guto Silva (PSC).
Na ocasião foram apresentados diversos pré-candidatos a vereador para as eleições de 2016. O ex-vereador Marcos Ceschin, que foi candidato a prefeito na eleição de 2008, e a vereador na eleição de 2012, também marcou presença na reunião do PSC, sendo muito em recebido pela Executiva do partido. Na oportunidade, Ceschin colocou seu nome á disposição da sigla.
De acordo com o presidente municipal do partido, Sérgio Skiba, que está no cargo desde 2008, o PSC vem crescendo a cada eleição, e isto se deve principalmente a boa organização. “Filiações, prestação de contas aprovadas junto ao TRE, formação dos candidatos, entre outras ações, têm contribuído para o sucesso deste grupo político. Em 2008, elegemos apenas um vereador, o Marinho. Já em 2012 elegemos dois vereadores, o Airton Ferreira e o Passarinho”, disse Skiba.
Segundo membros da Executiva, para 2016, a intenção do PSC é eleger três vereadores e lançar candidatura própria para o Executivo Municipal. “Atualmente contamos com 680 filiados, e nossa meta e atingir 1.000 filiados até agosto de 2016. Nosso diferencial é que não há envolvidos com escândalos de corrupção no partido”, ressalta Skiba.
Força política em Pinhais
Para o vereador Passarinho, este é um momento especial, pois volta a viver a expectativa de uma nova eleição, e o grupo está muito preparado para o pleito. “Está na hora de lançarmos um candidato a prefeito. O PSC é uma das grandes forças políticas da cidade. Mais uma vez, temos muitos candidatos de nome forte no município, o que cria um pensamento coletivo em torno da possibilidade de eleger três ou quatro vereadores. Se o partido precisar, meu nome também está a disposição para concorrer ao cargo de Prefeito. Pois, ao lançar um candidato ao Executivo Municipal, o partido fica em evidência”, disse Passarinho.
Governo do Estado em 2018
Já o Secretário Estadual do PSC, Marinho, afirmou que um dos grandes projetos do partido é lançar o Ratinho Junior para concorrer ao Governo do Estado, e o caminho da vitória passa por uma grande eleição nos municípios. “Tenho sob minha responsabilidade lançar candidatos a prefeito em toda a Região Metropolitana, pois todo o partido que quer ser grande tem que pensar em lançar candidatura própria, ainda mais que todos os compromissos assumidos com o atual prefeito foram honrados por ambas as partes”, garantiu Marinho.
Segundo Marinho, o intuito do PSC Pinhais, por ser um grupo forte, é dar continuidade ao trabalho feito por Luizão. “Nosso crescimento é nítido. Hoje, temos a maior bancada na Assembleia Legislativa, com 12 deputados, e também na Câmara de Curitiba, com seis vereadores.
Partido consolidado em Pinhais
Para o vereador Airton Ferreira, o PSC está muito bem estruturado. “Tenho trabalhado muito em meu mandato de vereador para representar bem o PSC e o Município de Pinhais. Existe, inclusive, a expectativa do partido lançar candidatura própria ao Executivo Municipal, mesmo fazendo parte do grupo que administra a cidade atualmente”, comenta. Para Airton, dentro de Pinhais, o PSC já se consolidando entre os maiores partidos de Pinhais, e na última eleição para vereadores, com chapa pura, ainda conseguiu eleger dois vereadores. “Este é um partido sério, e que não esta envolvido em corrupção por parte de seus correligionários. Hoje, o partido conseguiu agregar novos pré-candidatos fortíssimos, e mesmo que acabassem as coligações, o partido estaria pronto para lançar chapa pura e ainda eleger três vereadores”, afirma o vereador.
Segundo Airton, a filiação do Dr. Marcos Ceschin só veio a fortalecer ainda mais o partido, abrindo chance de aumentar o número de vereadores eleitos na legenda.
Deputado Guto Silva elogia a organização do PSC de Pinhais
O Deputado Estadual Guto Silva(PSC), que foi ao evento prestigiar o bom momento do partido, disse que saiu muito impressionado com o trabalho e a organização da sigla no município. Guto também comentou o episódio envolvendo a greve dos professores. Para o Deputado esta é uma questão crítica, e a solução é desarmar todos os lados. É preciso ter inteligência e tranquilidade, independente de sigla partidária. “Estou confiante com a assembleia da APP Sindicato, bem como a capacidade do Governo do Estado em negociar com os grevistas, além do bom senso por parte da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Reforma Política só com uma nova Constituinte”
Guto disse ainda que hoje se faz necessário uma reforma política que passe pelo enxugamento da máquina pública, ou seja, ‘cortar na própria carne’. “Lamento que o Congresso Nacional esteja perdendo uma ótima oportunidade de reagir e fazer a tão esperada Reforma Política. Acredito que enquanto a Reforma estiver a cargo dos próprios políticos, não deverá acontecer. Precisa ser criada uma Constituinte para tratar deste assunto”, disse o Deputado.
Crise no Estado
Após ter sido secretário substituto da Casa Civil, no primeiro mandato do Governo Beto Richa, Guto Silva está exercendo o mandato de deputado estadual, e, para ele, hoje existem muitas leis, muita burocracia, e se faz necessário um novo estilo de fazer política, pois o Poder Público sózinho não irá conseguir solucionar todos os problemas. “É preciso trazer para a junto da Administração, as associações, entidades e conselhos, ou seja, reinventar a forma de se fazer política. Acredito que as dificuldades no Estado estão relacionadas à queda na arrecadação tributária, pois o País vinha crescendo nos últimos anos, e, agora, é normal que haja ajustes para que retome o crescimento. As obras no Paraná continuam acontecendo, e têm várias em fase final. Porém, precisamos aprender a fazer mais, com menos recursos”, finalizou Deputado Guto Silva.