As secretarias municipais da Educação e de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística promoveram, no dia 02 de junho, o lançamento da campanha para a coleta de óleo de cozinha usado, com a participação das 12 escolas municipais. A escolha do mês de junho para o lançamento da campanha veio evidenciar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado em 05 de junho.
A campanha consiste em arrecadar, por meio da participação dos alunos, óleo de cozinha usado. Os alunos coletam o óleo em garrafas pet, em suas residências, e levam até a escola. Em troca recebem uma barra de sabão reciclado. A ação tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, além da necessidade de transformar o planeta em um lugar melhor, tanto para as atuais, quanto para as futuras gerações.
Andréia Marina Trevisan Del Zotto, coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, explicou: “No município, nossos caminhões da coleta seletiva já fazem a coleta do óleo. Agora estamos desenvolvendo essa importante campanha de coleta e conscientização com os alunos das escolas municipais em parceria com a Secretaria da Educação. A destinação final do óleo de cozinha é muito importante, pois, quando descartado inadequadamente nas residências, além de causar entupimentos nos canos, automaticamente, contamina o solo, plantas e mananciais, podendo chegar até os lençóis freáticos”.
Marinéia Manenti, coordenadora de Projetos da Secretaria da Educação, destacou: “A sustentabilidade deve estar articulada com a educação ambiental nas escolas, a fim de gerar nas crianças uma sensibilização ecológica, e oportunizar conhecimentos que possam mudar comportamentos para um futuro melhor”.
A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Milek, elogiou o projeto: “Esta importante parceria permitirá um trabalho que trará muitos benefícios ao meio ambiente e muita aprendizagem a todos os envolvidos. Cada um precisa fazer a sua parte para que todos sejam agentes transformadores da preservação ambiental. Contamos com a participação em massa de nossos alunos e da comunidade escolar”, finalizou a secretária.