Desde o último mês, as atividades dos grupos de usuários das Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais foram retomadas. Idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a ação é denominada “Educação em Saúde”.
O projeto acontece em todas as USFs do município, sempre uma vez por semana e com a realização de atividades que duram aproximadamente uma hora, sendo aberto a todos os usuários.
Os trabalhos são coordenados por educadores desportivos da Secretaria de Saúde que realizam diferentes atividades físicas: caminhada, alongamento, funcional, entre outras. As atividades iniciam com as pessoas passando por uma triagem básica, onde são verificadas, por exemplo, pressão e glicose. Além disso, o encontro também recebe a presença de outros profissionais, tais como fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e farmacêutico que abordam conteúdos da área da saúde dando informações e orientações aos participantes.
O educador desportivo Ricardo Bauer dos Santos diz que as pessoas gostam de fazer as atividades, se sentem motivadas e o mais gratificante na ação é ver os reflexos positivos proporcionados. “Nós vemos como benefícios para os participantes a questão da qualidade de vida. Percebemos uma grande adesão, que há pessoas ativas fazendo as atividades em todas as unidades de saúde. Antes da pandemia, chegamos a ter grupos de 70 pessoas. Este projeto oferece algo que todos poderão usar para melhorar sua qualidade de vida, como fortalecimento muscular e alongamento. Tudo beneficia, principalmente, para quem tem diabetes, colesterol, obesidade, além de ser um estímulo para fazer atividade física”, disse o educador.
E se o projeto cuida da saúde, também oferece momentos para interação, conversar e trocar experiências. Outro ponto importante é o apoio dos agentes comunitários de saúde que além de reforçar o convite para a comunidade, também participam, auxiliam as atividades e dão apoio e incentivam os usuários.
Nos grupos há pessoas de todas as idades, mas a maior presença é dos idosos. A moradora do Weissópolis, Ivone da Silva Rodrigues, de 82 anos, faz questão de estar presente em cada encontro semanal. “Eu gosto muito destas atividades, seja dançando, se movimentando, tudo é bom. Mesmo com problema na perna, peço para meu filho me trazer, procuro vir sempre e não faltar. Gosto bastante de participar, de estar aqui com as amigas e é muito bom e me faz bem”, relatou ela.
As pessoas interessadas em participar dos grupos do projeto “Educar em Saúde” devem entrar em contato com a Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência. A ação acontece uma vez por semana, na parte da manhã e é promovida de graça.