A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, implantou em 2021 a Operação Inverno, serviço social noturno que tem como objetivo abordar e acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade que passam a noite em vias e espaços públicos. Em 2022, a ação já teve início no mês de maio nas noites com registro de temperaturas mais frias.
Durante as abordagens é feita a entrega de um kit com lanche e cobertor para as pessoas que não aceitam ir para o acolhimento no Centro Pop. Elas são orientadas para que busquem locais mais seguros. Também são informadas sobre o acolhimento no Centro POP, onde terão acesso a higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. Aceitar o atendimento e encaminhamento é facultativo, respeitando o direito de ir vir de cada cidadão previsto na Constituição Federal, assim como a permanência.
O objetivo da ação é orientar esse público durante o período do ano de frio mais intenso. Com base nos atendimentos realizados em 2021, foi possível mapear onde a população em situação de vulnerabilidade se abriga, identificando os locais mais comuns de permanência durante à noite, facilitando assim o trabalho das equipes de Assistência Social.
Além do acolhimento, a equipe do Centro POP orienta e auxilia no processo de reinserção social ou de encaminhamento para a cidade de origem, nos casos em que o cidadão não reside em Piraquara e demonstra interesse em retornar. O atendimento também ocorre por meio de livre demanda para as pessoas que se dirigem de forma voluntária ao local, que fica na Rua Frei Nicodemus Grundhoff, nº 526, Jardim Esmeralda.
A população também pode contribuir com a Operação Inverno, basta entrar em contato com a equipe por meio do telefone 3590-3655 quando se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade durante às noites frias. Porém, é necessário ressaltar que em situações onde o indivíduo esteja sob efeito de álcool, substância psicoativa ou algum outro aparente transtorno mental, o SAMU deve ser acionado.
CENTRO POP
Inaugurado em 2015, o Centro POP oferta os serviços de acolhida, acesso a higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. O atendimento ocorre por meio da acolhida das pessoas que vão voluntariamente até o local, ou pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, de acordo com a complexidade da situação. Aceitar o atendimento e permanência no local é voluntário.
É importante ressaltar que o Centro POP não atende apenas indivíduos em situação de rua, mas também alguns casos específicos de famílias vulneráveis. Por isso, desde de 2020 o espaço foi ampliado e reorganizado para possibilitar o acolhimento seguro de todos que necessitam do serviço.