Ações de combate às enchentes não param no município de Pinhais

Ações de combate às enchentes não param no município de Pinhais

pinhais01

 

Prefeitura realiza constantemente serviços que ajudam na prevenção

Pinhais é um município que sempre sofreu com enchentes e por tal motivo desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Pinhais vem conduzindo diversas ações no sentido de combater as enchentes no local. No entanto, é uma tarefa difícil, haja vista, que Pinhais é o menor município em extensão do Paraná (60,92 km²), com quatro rios que cortam a cidade (Rio Palmital, Rio Iraí, Rio Atuba e Rio do Meio), além de ter um terço de área total do município composta por mananciais.

Com isso, a administração municipal vem realizando um amplo trabalho, e recentemente a obra na Rua Maria Gonçalves Garcia, localizada no Bairro Alto Tarumã, foi determinante para resolver os problemas de alagamento que atingia várias regiões da cidade.

 

Entenda mais sobre as ações da Prefeitura de Pinhais

Limpeza dos Rios:

Os rios Palmital, Atuba e Iraí recebem serviços de limpeza, desassoreamento, construção de barreiras de contenção, instalação de novos sistemas de drenagem e a recomposição da mata ciliar, tudo isso, com o objetivo de prevenir as enchentes.

Para o secretário de Obras Públicas, Mario Stier, essas intervenções permitem uma maior vazão de água. “Os serviços realizados nos rios, como a retirada de resíduos permitem o estabelecimento do fluxo das águas e isso leva mais tranquilidade aos moradores. É preciso realizar essas ações para ajudar no escoamento das águas da chuva e assim, evitar os alagamentos”, afirma.

É importante lembrar que no município existe o Parque Linear do Rio Iraí, que é um ponto de entretenimento e lazer à disposição da população, além de ajudar na proteção ao meio ambiente e na prevenção de enchentes. O parque conta com ciclovia, cancha esportiva, parquinho infantil e iluminação.

Ações Preventivas:

A Defesa Civil de Pinhais foi constituída em 2010 e atua em diversas ocorrências pela cidade. Promove também ações preventivas e assistenciais, visando evitar ou minimizar os desastres e restabelecer a normalidade na comunidade.

Como ação preventiva, os aparelhos chamados de pluviômetros vêm ganhando destaque. Este aparelho garante mais precisão no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e é primordial na diminuição do número de ocorrências relacionadas às enchentes. Os pluviômetros também foram instalados por meio de uma parceria com o Governo Federal e, ao todo, sete bairros foram contemplados com a instalação: Estância, Atuba, Jardim Cláudia, Maria Antonieta, Pineville e Weissópolis.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. As informações capturadas pelos aparelhos são repassadas, de forma automática ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Denúncias

A população deve colaborar para que os rios fiquem limpos, segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ambrósio Struginski, é preciso trabalhar a conscientização dos moradores. “Apesar de ter campanhas nas escolas, ainda existem um número grande de poluição nos rios, as pessoas jogam lixos, pneus e móveis e isso acaba prejudicando a vazão dos rios. Precisamos que todos criem consciência e ajudem a manter o meio ambiente limpo, e assim, combater as enchentes”, afirmou.

Quem constatar despejo de lixo nos rios pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3912-5236.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress