Prefeito Rafael Greca lança sexta etapa do programa Asfalto no Saibro

Prefeito Rafael Greca lança sexta etapa do programa Asfalto no Saibro

Nesta primeira fase da sexta etapa, serão 21 km de asfalto e infraestrutura de drenagem que beneficiarão 61 ruas

Os transtornos dos dias chuvosos, com lama e alagamentos, e dos dias secos, com poeira, terão um ponto final para moradores de 14 bairros da cidade. O programa Asfalto no Saibro da Prefeitura de Curitiba chegou à sexta etapa de obras com lançamento feito pelo prefeito Rafael Greca, na quinta-feira, dia 5 de maio, na Rua Antônio Simões Cardoso, no Uberaba.

Nesta sexta etapa, os bairros atendidos serão Tatuquara, Campo do Santana, Caximba, Umbará, Alto Boqueirão, Uberaba, Butiatuvinha, Pinheirinho, Santa Felicidade, Abranches, Cachoeira, Santa Cândida, São Miguel e Campo Comprido.

“Hoje estamos na Rua Antônio Simões Cardoso, no Uberaba, já no limite com São José dos Pinhais. Aos poucos, Curitiba vai ficando quase toda asfaltada, é nosso objetivo terminar nosso governo com todas as ruas de saibro cobertas por asfalto”, disse Greca.

Na Rua Antônio Simões Cardoso, área conhecida como Vila Lorena, as benfeitorias alcançarão quase 500 metros da via, desde a Avenida Canal Belém até o final da rua. Assim como esta rua, as demais terão o pavimento primário substituído por asfalto (algumas serão beneficiadas em mais de um trecho) e infraestrutura completa de drenagem.

Primeira fase

Nesta primeira fase da sexta etapa, serão 63 intervenções que vão garantir a requalificação de 61 ruas em dez bairros (21 km de asfalto).

As obras do programa Asfalto no Saibro são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário da pasta, a sexta etapa do programa é composta por dez lotes, dos quais sete já estão com obras em andamento e três aguardam processos licitatórios.

“No total, a nova fase beneficiará 86 ruas de 14 bairros da cidade que serão contemplados com 28 km de pavimento em asfalto e infraestrutura de drenagem. O investimento será de R$ 37,6 milhões”, diz Rodrigues.

Acompanharam a visita técnica às obras o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro, o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro, o vereador Beto Moraes, o engenheiro fiscal da Smop, Leandro Moares da Cunha, e gestores da administração regional.

Fala Curitiba

Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro é uma reposta aos pedidos de pavimentação que são feitos frequentemente pela população. São demandas apresentadas na Central 156 e no programa Fala Curitiba, de audiências públicas. Foram esses os canais utilizados por Imahero de Sá Ribeiro, liderança comunitária da Vila Lorena para reivindicar o asfalto para três ruas, as únicas da região ainda sem infraestrutura.

“A gente se sentia abandonado, três ruas esquecidas no Uberaba, mas nos organizamos, apresentamos o pedido no Fala Curitiba, na regional, no 156 e a obra veio. É uma satisfação muito grande ver o início das melhorias aqui na Rua Antônio Simões Cardoso”, contou Imahero.

Morador da via há mais de 30 anos, o aposentado Lauro Marafigo conta como era difícil distinguir se eram os dias de chuva forte, que alagavam a rua, ou os de muito calor, que aumentavam a poeira, os agentes de maior transtorno. “Cheguei a puxar 150 caminhões de terra para aterrar o quintal e impedir alagamentos. Ver essas máquinas começando o asfalto é maravilhoso e me anima a pensar em fazer melhorias na casa”, conta Marafigo.

Empresas

A Rua Antônio Simões Cardoso é, na grande extensão, ocupada por imóveis comerciais e tem grande circulação de caminhões que servem a empresas recicladoras, distribuidoras de bebidas, de transporte e de componentes eletrônicos.

Rodrigo Augusto Bolinelli é síndico de um condomínio que reúne oito empresas em um único empreendimento localizado na esquina das ruas Antônio Simões Cardoso e Américo Firmino de Toledo, ambas contempladas pelo programa. Na opinião dele, que dedicou tempo para reivindicar as melhorias para a Prefeitura, a pavimentação vai garantir melhores condições de acesso e dos serviços oferecidos pelas empresas.

“Não é só por boniteza, o asfalto nesta rua é uma necessidade para melhorar o desempenho das empresas que dependem do transporte e cargas, além de garantir mais qualidade de vida para quem vive e circula por aqui e valorizar o local. Mandei e-mails, acionei o 156 e hoje comemoro o início das obras”, afirma Bolineli.

Simultaneamente as obras também estão em andamento em ruas de outras administrações regionais da cidade. Equipes trabalham para cobrir com asfalto o saibro das ruas Maria Luzardi Bertoldi, Adolpho Bertoldi, Marcos Bertoldi e Gilmar Nicco (Campo de Santana), Desembargador Edison Nobre de Lacerda (Santa Felicidade), Ulisses Aurélio Visinoni (Augusta).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress