A Gazeta Cidade de Pinhais: A senhora acaba de assumir o comando da Prefeitura. Pode-se dizer que já está bastante preparada e familiarizada com a condução da gestão, uma vez que participava ativamente em conjunto com a então prefeita Marli Paulino. Juntas formaram uma dupla bastante afinada, correto?
Prefeita Rosa Maria: O fato de trabalhar ao lado da prefeita Marli Paulino desde 2009 como secretária de Educação, secretária de Administração e, principalmente como vice-prefeita, em que tive a oportunidade de participar ativamente. A administração, me levou à familiaridade na condução da Gestão. E os 26 anos de experiência política da nossa prefeita Marli Paulino, trouxeram-me muito aprendizado nessa parceria. E sinto-me honrada com tamanha confiança e responsabilidade para continuar cuidando da nossa amada Pinhais.
A Gazeta: A senhora fará mudanças na gestão, como por exemplo de troca de secretariado ou outras?
Prefeita Rosa Maria: O objetivo é dar continuidade à Gestão com a mesma organização, haja vista que as equipes estão bem afinadas na efetivação das políticas públicas referentes ao Plano de Governo o qual foi planejado para este mandato.
A Gazeta: Sobre a saída da prefeita Marli, por conta da legislação eleitoral, o que a senhora diria a população de Pinhais?
Prefeita Rosa Maria: Nossa prefeita está dando um passo importante no fortalecimento político para nossa cidade, pois para continuar evoluindo será fundamental que tenhamos uma representante na Assembleia Legislativa a fim de contribuir trazendo recursos por meio de emendas parlamentares que impulsione ainda mais o crescimento de Pinhais. Além disso, nossas equipes estão muito articuladas e comprometidas com a continuidade do desenvolvimento de nossa cidade.
A Gazeta: Recentemente, foi apresentada, em audiência pública, a modelagem do Hospital Regional. Qual a previsão de entrega da obra inteiramente preparada para o funcionamento? Há expectativa de se contar com o hospital funcionando até o término deste mandato?
Prefeita Rosa Maria: Cada etapa de desenvolvimento dos projetos de construção e funcionamento passa por todas as esferas. Nossas equipes estão concentradas neste processo do projeto de construção e funcionamento do novo hospital. Existe já a reserva de 40 milhões de reais para a obra de construção. A gestão do SUS é feita de maneira tripartite, ou seja, cada ente tem suas responsabilidades. Já foi enviado ao Legislativo Municipal um Projeto de Lei oficializando o Fundo Garantidor para a viabilidade da parceria público privada.
Tivemos a Audiência Pública para apresentação da modelagem do novo hospital pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A previsão da conclusão do hospital é em 2024.
A Gazeta: A Prefeita Marli Paulino deixou o cargo já com 43% do plano de governo executado, em pouco mais de um ano de mandato. A que a senhora atribui essa eficiência e eficácia?
Prefeita Rosa Maria: Isso se deve ao bom planejamento, organização, equipes profissionalizadas e bastante focadas. Além disso, há um monitoramento permanente das metas a serem atingidas conforme cronograma estabelecido.
A Gazeta: Sobre a duplicação da Avenida Maringá, para quando está prevista a finalização desta última etapa?
Prefeita Rosa Maria: A primeira etapa está compreendida entre a Estrada da Graciosa e a Rua Joaquim Borges, com conclusão esperada para o mês de julho de 2022. Contará com a execução de uma rotatória no entroncamento com a Estrada da Graciosa, remoção de semáforos e implantação de faixas adicionais para áreas de retorno. A etapa 02 compreende o trecho entre as ruas Joaquim Borges e Francisco Eugênio Gomes Pereira e teve seu contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Pinhais em janeiro de 2022. A execução iniciou-se em fevereiro deste ano e sua conclusão está prevista para o mês de janeiro de 2023. Também contará com implantação de faixas adicionais e áreas de retorno, além da execução de pistas marginais com estacionamentos e calçadas em concreto permeável. A etapa 03, entre as ruas Francisco Eugênio Gomes Pereira e Umuarama, de execução própria pela equipe da Secretaria de Obras de Pinhais, encontra-se duplicada e liberada para circulação viária. Além da pavimentação da nova pista, foram executadas sinalização horizontal e vertical, rampas de acessibilidade, calçadas, ciclovia e ciclofaixa, paisagismo no canteiro central e revitalização do sistema de iluminação pública.
A Gazeta: Como está a implantação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito? Quais funções e prioridades o setor de trânsito tem dedicado atenção neste início de funcionamento da pasta?
Prefeita Rosa Maria: Considero muito importante essa ação do nosso Plano de Governo instituído no mês de março, por ocasião dos 30 anos de Pinhais, sendo uma grande conquista por se tratar de uma demanda da população, representando mais segurança para o município. Quanto ao trânsito estamos em fase de implantação. A Guarda Municipal já está capacitada para atuar como agente de trânsito, trazendo modernização e disciplina para motoristas e pedestres.
A Gazeta: Poderia explicar mais detalhadamente de que se trata o projeto Muralha Digital?
Prefeita Rosa Maria: A muralha digital é um sistema de câmeras de monitoramento que serão colocadas nas entradas e saídas do município, e também na parte interna da cidade, que alimentadas por um banco de dados farão a leitura das placas dos veículos que adentraram em Pinhais, podendo até fazer identificação facial. Isso quer dizer que qualquer veículo ou pessoa que possua alguma situação de ilegalidade e que esteja devidamente cadastrado tanto nos órgãos policiais, judiciário do Estado e até mesmo no âmbito nacional, ao entrar no município será identificado.
Também serão instaladas aproximadamente 400 câmeras em prédios e logradouros públicos dentro desse sistema, visando ao monitoramento da parte interna da cidade, tornando nossa cidade mais segura.
A Gazeta: Em relação ao novo Plano Diretor, quais são os desafios e mudanças já colocadas em pauta? A gestão costuma afirmar que Pinhais é uma cidade que se prepara para o futuro. Dentro do novo Plano Diretor, como essa visão de futuro deverá ser empregada?
Prefeita Rosa Maria: Como prevê o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deve olhar para Pinhais do ponto de vista de seu território e do seu espaço. Apesar disso, ele é considerado um plano “guarda-chuva”, isto é, aborda questões que envolvem todas as outras áreas de desenvolvimento do município. Por isso, o principal desafio enfrentado neste processo é o de elaborar um plano integrado aos demais instrumentos de planejamento da cidade – como, por exemplo, os Planos de Mobilidade, PPA e Plano de Governo. Além disso, neste processo de construção participativa, por todos, é muito importante que o Plano Diretor publicado seja um documento “possível”, que pense no orçamento municipal e na capacidade das instituições de executar todas as ações e atividades sugeridas pela população durante a sua vigência.
O exercício de pensar o futuro é, assim, essencial. Pinhais será pensada para trazer qualidade de vida, desenvolvimento urbano e econômico, e de dar condições para todos exercerem a sua cidadania, de forma justa, inclusiva e igualitária. Ainda que situações extraordinárias, como a pandemia, nos demonstrem que nem tudo pode ser previsto, o novo Plano Diretor deve criar mecanismos para que ele seja acompanhado de perto e também adaptável às novas realidades e aos novos desafios que surgirem, podendo assim ser revisado periodicamente levando em consideração o crescimento dinâmico do município.
A Gazeta: Como vai funcionar o Programa Bolsa Creche? A expectativa é zerar a fila por vagas?
Prefeita Rosa Maria: O Bolsa Creche é um credenciamento para aquisição de vagas na rede privada. Chamaremos as crianças de 0 a 3 anos que estão na fila de espera. A expectativa é atender de 100 a 200 crianças nessa faixa etária, em período regular ou integral. A ideia é ir ampliando, juntamente com as novas construções e ampliações dos Cmeis, para zerar a fila de espera. Para isso, há um investimento na ordem de R$ 2 milhões para a ampliação da Educação Infantil.
A Gazeta: Pinhais tem alcançado grande sucesso na vacinação de adultos e adolescentes contra a Covid-19. E quanto à vacinação infantil, tem obtido adesão semelhante ou está mais devagar?
Prefeita Rosa Maria: Nossas equipes vêm desenvolvendo um grande trabalho na área da vacinação. Tivemos a orientação do Ministério da Saúde para que a aplicação da vacina infantil não estivesse vinculada com a vacinação de adultos com mais de 18 anos de idade para que não houvesse nenhum tipo de erro na imunização. Concentramos a vacinação na Unidade da Saúde da Mulher e da Criança. Desde 18 de janeiro esse local está vacinando crianças de 5 anos a mais. Já vacinamos com a primeira dose mais de 78% dessa faixa etária. A partir do dia 26/04 a vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde Ana Neri e do Maria Antonieta, as quais têm horário de atendimento estendido, isto é, das 9h às 18h30, às terças e quintas-feiras, e atenderão exclusivamente essa faixa etária nesses dias.
A Gazeta: Que mensagem a senhora deixa à comunidade sobre seu novo cargo, agora como prefeita com a saída da Marli Paulino para outros projetos?
Prefeita Rosa Maria: Reafirmo para a população sobre a importância de Pinhais estar também representada na Assembleia Legislativa para fortalecer ainda mais nossa cidade, contribuindo com seu desenvolvimento. Tendo Marli Paulino como pré-candidata a deputada estadual, se eleita, teremos a possibilidade de mais recursos para melhor atender as demandas na Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, enfim, nas diversas áreas. E quem ganhará com mais esse avanço será nossa comunidade.
Ressalto que faço parte dessa Administração desde 2009 como secretária de Educação, secretária de Administração e vice-prefeita. E como parte desse grupo político que vem transformando Pinhais num lugar cada vez melhor de se viver, sinto-me muito honrada e muito comprometida em trabalhar com muita responsabilidade a fim de continuarmos cuidando do nosso município, tendo as pessoas como prioridade. Peço a Deus que continue nos abençoando com muita saúde e sabedoria, pois meu compromisso é dar continuidade ao desenvolvimento de nossa cidade, efetivando nosso Plano de Governo que está preparando Pinhais para o Futuro!