O prefeito Rafael Greca recebeu, na quarta-feira, dia 27 de abril, em seu gabinete, o certificado de reconhecimento pela execução do programa Mesa Solidária, que serve refeições gratuitas para a população em risco social. O reconhecimento fez parte da nona edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).
Realizada em novembro de 2021, a premiação abordou o tema Assistência Social: Amparar e Capacitar para Crescer. O Mesa Solidária conquistou o certificado pelo trabalho de parceria da Prefeitura com instituições filantrópicas para o fornecimento de refeições gratuitas para a população em risco social (pessoas em situação de rua, idosos, desempregados).
“Agradeço o Sindicato dos Auditores Fiscais por distinguirem a administração municipal de Curitiba com o Prêmio Gestor Público para o programa Mesa Solidária. Sou muito grato a este trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito”, disse o prefeito.
O Prêmio Gestor Público Paraná é promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e coroa as principais iniciativas municipais. Em nove edições, teve 1.230 projetos inscritos, 208 municípios participantes e 353 projetos premiados.
Neste ano, o tema da décima edição do PGP-PR será Energia Sustentável: Garantia do Amanhã.
Mesa Solidária
Lançado no fim de 2019, o Mesa Solidária atende a população em situação de vulnerabilidade com refeições em espaços confortáveis e limpos. Devido à pandemia, o trabalho foi ampliado e 676 mil refeições já foram servidas gratuitamente desde o início do programa.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura (SMSAN, FAS e Defesa Social e Trânsito), que cedem locais e apoio logístico, com mais de 70 entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs, movimentos de apoio às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Presenças
Participaram da entrega do certificado, o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, Osmar de Araújo Gomes, e o coordenador-geral, Laerzio Chiesorin Junior; o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; e a coordenadora técnica do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Morgiana Maria Kormann.