O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) se reuniu na primeira sessão deste ano, na tarde do dia 18 de abril, segunda-feira, para a escolha do novo desembargador da Corte paranaense. Foi promovido ao cargo, por unanimidade de votos, o juiz de direito substituto em 2º grau Joscelito Giovani Cé, pelo critério de antiguidade. O magistrado ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Laertes Ferreira Gomes.
Joscelito Giovani Cé iniciou na magistratura paranaense quando assumiu o cargo de juiz substituto, na comarca da Lapa, em março de 1991. Tornou-se juiz titular em junho de 1991, atuando nas comarcas de entrância inicial de Terra Roxa, Joaquim Távora e São Mateus do Sul. Foi promovido para a entrância intermediária em 1994, passando pelas comarcas de Campo Mourão e de União da Vitória. Recebeu a promoção para a entrância final, em 1996, para a comarca de Curitiba.
O magistrado foi também juiz de Direito substituto em primeiro grau, atuando em Varas Cíveis, de Família, Criminais, Varas do Júri, Central de Inquéritos e Auditoria Militar, dentre outras. Cumulou a função de membro das 1ª e 2ª Turmas Recursais de Curitiba e Região. Em 2002, foi removido para juiz titular da 21ª Vara Cível, onde permaneceu até novembro de 2007, quando se tornou juiz de Direito substituto em segundo grau.
Além disso, realizou a função de juiz auxiliar da vice-presidência do TJPR no ano 2002. Foi diretor da Associação dos Magistrados Paranaenses (Amapar) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) nos anos de 1990 e 2010. Foi coordenador da Escola da Magistratura Nacional (ENM) no período 2009/2010; e professor de Prática Penal, na Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), de 2000 a 2010, assumindo também o cargo de diretor-geral da EMAP em 2012/2013.
A cerimônia de posse do novo desembargador ainda não tem data marcada.