Uma nova etapa de obras da Linha Verde, corredor viário que liga Curitiba de Norte a Sul da cidade, foi concluída. Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito Rafael Greca entregou no dia 31 de março, a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, construída sob a Linha Verde.
A estrutura viária forma o binário com a Rua Gustavo Rattman/José Zgoda, ampliando a ligação entre os bairros, dando maior fluidez ao tráfego e segurança para pedestres, ciclistas e condutores.
Com essa entrega, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo está concluído.
Durante a abertura da trincheira, o prefeito autorizou a publicação do edital das obras do Lote 4.1 da Linha Verde, trecho de aproximadamente 2,8 km, entre a Estação Solar e Estação Atuba. O edital para seleção da empresa será publicado na semana que vem.
“Nós vamos terminar a Linha Verde até o fim da gestão. É um projeto importante para a cidade e que já está em grande parte concluído e operacional”, disse Greca. “Agradecemos à Agência Francesa de Desenvolvimento, que financiou esta obra, ao Ippuc e à Secretaria de Obras pelo empenho para conclusão de mais esta etapa.”
Lote 3.2
A trincheira e as obras complementares executadas compreendem o Lote 3.2 da Linha Verde Norte, o segundo trecho do grande corredor viário que une a cidade de um extremo ao outro, finalizado e entregue pelo prefeito Rafael Greca, em nove meses.
São 2,8 quilômetros de intervenções que incluem a estrutura de 420 metros que forma a nova trincheira (210 metros cobertos pelo túnel), duas faixas de rolamento em asfalto para o tráfego de veículos, rota de fuga (faixa de emergência para a passagem de pedestres), quatro alças de acesso (duas em cada lado da estrutura) e retornos.
A construção da trincheira inclui também nova iluminação, drenagem, paisagismo e uma passarela metálica para atender aos pedestres. A passarela será implantada em uma nova etapa de obras.
No eixo principal da Linha Verde, sobre a trincheira, também foi executado quase um quilômetro de pavimentação da canaleta central, das duas vias locais, das duas vias marginais, além da implantação de sistema de drenagem, ciclovia, calçadas, acessibilidade e sinalização.
As obras do Lote 3.2 começaram em outubro de 2016, executadas pela empresa Terpasul. Em agosto de 2019, após o abandono da obra, a empresa teve o contrato rescindido.
Em nova licitação, realizada em junho de 2020, sagrou-se campeã a empresa TCE Engenharia Ltda. (Triunfo). As obras foram reiniciadas em agosto de 2020.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas fiscalizou os trabalhos que foram executados pela TCE Engenharia Ltda. O investimento foi de R$ 38 milhões, sendo 60% financiados com recursos da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e 40% com recursos próprios da Prefeitura.
Vias requalificadas
Ruas do entorno à nova trincheira receberam pavimentação e foram totalmente requalificadas. Entre elas, a Rua Santa Madalena Sofia Barat, no Bairro Alto, que recebeu asfalto novo, sistema de drenagem, calçadas e uma área paisagística. As ruas Aníbal Goularte Maia Filho, Mario do Amaral, Anita Ribas e Dante Angelote, todas no Bairro Alto, também receberam asfalto novo como medida mitigadora e compensatória pela construção do Jockey Plaza Shopping.
A Rua Fulvio José Alice, que muda de nome para Amazonas de Souza Azevedo após a trincheira, recebeu nova pavimentação, calçadas e melhorias nos acessos às residências, entre elas um trecho de via compartilhada.
Lote 3.1
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destacou que a gestão do prefeito Rafael Greca não tem medido esforços para concluir a Linha Verde. Em julho do ano passado, Greca entregou à cidade 2,46 km de obras do Lote 3.1, desde o Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral ao Rio Bacacheri, incluindo as Estações Fagundes Varela e Vila Olímpica.
“Desde 2017 temos vencido questões jurídicas e burocráticas para avançar na execução dos lotes da Linha Verde, um grande passivo que herdamos com inúmeros entraves, mas que estamos resolvendo. A entrega desta etapa concluída é prova disso”, disse Rodrigues.
Laetitia Dufay, diretora representante regional Brasil Cone sul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), financiadora da obra do lote 3.2, destaca a importância da obra.
“É com satisfação que recebemos a notícia da abertura da Trincheira Fulvio Alice. Esta etapa final das obras viárias na região contribui ao amplo projeto de transporte coletivo financiado pela AFD, que deverá trazer benefícios a cerca de 35 mil usuários diários do corredor de ônibus do sistema viário da Linha Verde Norte”, diz Laetitia.
A abertura do novo binário criado a partir da conclusão da Trincheira Fulvio Alice provocou alterações no itinerário de sete linhas de ônibus – cinco urbanas e duas metropolitanas -, que transportam cerca de seis mil pessoas e fazem 239 viagens por dia útil.
Linha Verde, 85% operacional
A Linha Verde é um eixo viário com 22 quilômetros de extensão linear, dos quais 17 quilômetros servem ao transporte coletivo – 85% deles já em operação.
Na área de abrangência da Linha Verde vivem cerca de 300 mil pessoas em 22 bairros, sendo que o eixo serve de integração viária de Norte a Sul de Curitiba e também para Região Metropolitana.
Com a maioria dos lotes de obras dos diferentes trechos já concluídos, a Linha Verde recebe um fluxo médio de 63 mil veículos por dia, além de servir ao transporte público de 55 mil passageiros/dia, por meio de duas linhas de BRT já em operação e outras 15 linhas de ônibus regulares.