O prefeito Helder Lazarotto e a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, entregaram ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na manhã do dia 28 de março, o Plano Municipal de Ações para tornar Colombo, Cidade Amiga do Idoso. A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte e de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Certificado
A certificação Cidade Amiga do Idoso é um reconhecimento pelos trabalhos que promovem o envelhecimento ativo, saudável e sustentável da população acima de 60 anos.
“Este é o reconhecimento pelo trabalho que é realizado por todas as secretarias envolvidas e ao respeito que a gestão tem pelo idoso. Vamos continuar trabalhando com dedicação e seriedade, pois uma cidade deve ser vista por nós gestores, como extensão de nosso lar, com cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade”, destacou o prefeito Helder Lazarotto.
Segundo a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, esta é mais uma importante conquista para a cidade. “Estamos muito felizes, porque este título comprova que estamos no caminho certo. Com muito trabalho, dedicação e a colaboração de gestores que atuam nas demais secretarias da Prefeitura e dos nossos idosos, com certeza tornaremos o nosso município um lugar cada vez melhor para se viver, mais estruturado e acessível”.
Elis agradeceu todos os envolvidos na elaboração do plano. “Gratidão a toda nossa equipe pelo empenho diário para que nossa cidade fosse reconhecida como Amiga do Idoso”.
Também estiveram presentes na solenidade, a gestora do Serviço de Convivência de Colombo, Catarina Rielli Vieira, a diretora da Proteção Básica, Daniele Ferreira, representantes do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso, do Conselho Municipal do Idoso, de Instituições de Longa Permanência, da Pastoral do Idoso e de associações de moradores.
Plano Municipal
Para elaboração do Plano Municipal, a Secretaria de Assistência Social contou com o apoio da Universidade Tecnológica Federal e gestores de Pato Branco, primeira cidade do Estado a receber o título da Organização Mundial da Saúde.
Foram realizados encontros com os grupos focais nas Instituições de Longa Permanência, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Pastoral do Idoso, para diagnosticar as principais demandas e garantir um envelhecimento mais saudável à população.
Feito o diagnóstico, a equipe responsável elaborou o plano, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa e pela Câmara de Vereadores e incluído na plataforma da OMS.
Programa Cidade Amiga do Idoso
Colombo conta com uma população estimada de 34.734 pessoas com idade acima de 60 anos.
De acordo com o site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Programa Cidade Amiga do Idoso tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.
Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população.
O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.